Os dois discípulos de João

 Lições da Bíblia1:

Dois discípulos de João estavam com ele quando Jesus passou. João declarou: “Eis o Cordeiro de Deus!” (Jo 1:36). Ao ouvir a mensagem sobre o Cristo, que cumpriria as profecias sobre a vinda do Messias, deixaram João para seguir a Jesus, reconhecendo que Ele era maior do que João e era o cumprimento da mensagem do profeta.

5. Leia João 1:35-39. O que esses dois discípulos fizeram depois de ouvir o testemunho de João Batista sobre Jesus?

João 1:35-39 (NAA)2: 35 No dia seguinte, João estava outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: — Eis o Cordeiro de Deus! 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isso, seguiram Jesus38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: — O que vocês estão procurando? Eles disseram: — Rabi (que quer dizer “Mestre”), onde o senhor mora? 39 Jesus respondeu: — Venham ver! Então eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele aquele dia. Eram mais ou menos quatro horas da tarde.”

Desejando estar com Jesus, aqueles discípulos passaram o dia com Ele. Imagine que coisas incríveis eles aprenderam e experimentaram naquela oportunidade!

Devem ter sido realidades transformadoras, porque, em pouco tempo, o desejo deles era compartilhar aquela experiência com outras pessoas. André, um dos dois discípulos, imediatamente encontrou seu irmão, Simão, e disse: “Achamos o Messias! (‘Messias’ quer dizer ‘Cristo’).” Quando André levou seu irmão a Jesus, Ele imediatamente mostrou que o conhecia, dizendo: “Você é Simão, filho de João, mas agora será chamado Cefas” (Jo 1:41, 42). Jesus conhecia e entendia Pedro. A verdade de que Cristo conhece as pessoas é um tema recorrente em João (Jo 2:24, 25).

“Se João e André tivessem sido dominados pela incredulidade que caracterizava os sacerdotes e líderes, não teriam se colocado como discípulos aos pés de Jesus. Teriam se aproximado Dele como críticos, para julgar Suas palavras. […] Esses primeiros discípulos não fizeram isso. Haviam atendido ao chamado do Espírito Santo na pregação de João Batista. Então reconheceram a voz do Mestre celestial. […] Uma luz divina foi projetada sobre o ensino das Escrituras do AT. Os complexos temas da verdade apareceram sob nova luz” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 101).

Toda a ênfase do Evangelho de João é trazer à luz quem é Jesus, para que essa boa-nova possa ser compartilhada com o mundo.

De que forma Cristo e a sua fé Nele transformaram a sua vida? Que outras mudanças você ainda gostaria que acontecessem?

Terça-feira, 22 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote