Testemunhas de Jesus como o Messias - Estudo adicional
Lições da Bíblia1:
Leia, de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações (CPB, 2021), p. 125- 132 (“Nicodemos”).
Nicodemos “examinou as Escrituras de maneira nova, não para discutir uma teoria, mas a fim de receber a vida eterna. Ao submeter-se à direção do Espírito Santo, começou a ver o reino de Deus.
“Por meio da fé, recebemos a graça de Deus; mas a fé não é nosso Salvador. Ela não obtém nada. Ela é a mão que se apega a Cristo e se apodera de Seus méritos, o remédio contra o pecado. […] O arrependimento vem de Cristo tão certamente como o perdão. […]
“Todo aquele que tem sido enganado e mordido pela serpente, pode olhar e viver. ‘Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!’ (Jo 1:29). A luz que brilha da cruz revela o amor de Deus. Seu amor nos atrai a Ele. Se não resistirmos a essa atração, seremos levados ao pé da cruz em arrependimento pelos pecados que crucificaram o Salvador. Então o Espírito de Deus, por meio da fé, produz uma nova vida. Os pensamentos e desejos são postos em obediência à vontade de Cristo. O coração e a mente são novamente criados à imagem Daquele que age em nós para sujeitar a Si mesmo todas as coisas. Então a lei de Deus é escrita na mente e no coração, e podemos dizer com Cristo: ‘Agrada-Me fazer a Tua vontade, ó Deus Meu’” (Sl 40:8; O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 130, 131).
Perguntas para consideração
1. João Batista preparou o caminho para Jesus. O ministério dele foi bemsucedido, do ponto de vista humano? Como você define “sucesso” em termos espirituais?
2. João Batista expressou dúvidas sinceras (Mt 11:2, 3; Lc 7:19). O que motivou as perguntas dele e o que aprendemos com isso sobre como ser firmes em nossa fé?
3. Como Nicodemos, alguém que tinha conhecimento, podia ser tão ignorante em relação às questões mais importantes? Que lições aprendemos com essa situação?
Sexta-feira, 25 de outubro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.