Bem-aventurados os que creram - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1:

Leia, de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 115-123 (“O teste de fé”); O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 580-595 (“No tribunal de Pilatos”).

Tomé “lançou-se aos pés de Jesus, exclamando: ‘Senhor meu e Deus meu!’ (Jo 20:28). Jesus aceitou seu reconhecimento, mas reprovou brandamente sua incredulidade: [Jo 20:29]. A fé de Tomé teria sido mais agradável a Cristo se ele tivesse estado disposto a crer pelo testemunho de seus irmãos. Se hoje o mundo seguisse o exemplo de Tomé, ninguém creria na salvação; pois todos aqueles que recebem a Cristo devem fazê-lo pelo testemunho de outros.

“Muitos que são inclinados à dúvida se justificam dizendo que, se lhes fosse apresentada a prova que Tomé recebeu de seus companheiros, eles creriam. Não compreendem que têm não somente essa prova, mas muito mais. Muitos que, à semelhança de Tomé, esperam que desapareça todo motivo de dúvida, nunca realizarão seu desejo. Vão se consolidando gradativamente na incredulidade. Aqueles que têm o hábito de olhar para o lado sombrio, de reclamar e queixar-se, não sabem o que fazem. Estão lançando as sementes da dúvida e terão também uma colheita de dúvidas a ceifar” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 647).

Perguntas para consideração

1. Qual é a diferença entre a fé de Abraão e a de Tomé? O que aprendemos com eles?

2. Apresente seu testemunho de Jesus, como as pessoas fizeram em João. Embora os relatos sejam diferentes, o que as pessoas dizem e como testemunham do Senhor?

3. Pilatos fez uma pergunta bastante filosófica: “O que é a verdade?” (Jo 18:38). À luz de tudo o que estudamos em João, dê sua resposta a essa pergunta.

4. Leia Daniel 2 e 7. Embora as pessoas da época de Jesus conhecessem esses capítulos, que vantagem temos em ver o cumprimento das profecias e, assim, encontrar ainda mais razões para crer?

Sexta-feira, 15 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Espiritualismo exposto

Mensageiro