Humildade: João Batista testemunha novamente

 Lições da Bíblia1:

A lição 2 descreveu como o testemunho de João Batista levou até Jesus os primeiros discípulos – André e João, Pedro, Filipe e Natanael. Seria de se esperar que o próprio João Batista, tendo dado seu testemunho, saísse de cena. Mas ele reaparece diversas vezes no Evangelho de João.

1. Leia João 3:25-36. Como João Batista se compara com Jesus?

João 3:25-36 (NAA)2: “25 Então surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu a respeito da purificação. 26 E foram até João e lhe disseram: — Mestre, aquele que estava com o senhor no outro lado do Jordão, do qual o senhor deu testemunho, está batizando, e todos vão até ele. 27 João respondeu: — Ninguém pode receber coisa alguma se não lhe for dada do céu. 28 Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: ‘Eu não sou o Cristo, mas fui enviado como o seu precursor.’ 29 O que tem a noiva é o noivo; o amigo do noivo que está presente e o escuta se alegra muito por causa da voz do noivo. Pois essa alegria já se cumpriu em mim. 30 Convém que ele cresça e que eu diminua. 31 Quem vem das alturas certamente está acima de todos; quem vem da terra é terreno e fala da terra. Quem veio do céu está acima de todos 32 e dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33 Quem, porém, aceita o testemunho que ele dá certifica que Deus é verdadeiro. 34 Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus não dá o Espírito por medida. 35 O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas nas mãos dele. 36 Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”

Surgiu uma discussão entre os discípulos de João Batista e um judeu a respeito da purificação, provavelmente tendo a ver com a eficácia do batismo (Mc 1:4, 5). É interessante observar que quando os discípulos de João se dirigiram a ele, sem dúvida para tentar resolver a questão, mencionaram Jesus, dizendo: “Está batizando, e todos vão até Ele” (Jo 3:26). Não é difícil ler nas entrelinhas: eles tinham inveja de Jesus por causa do mestre deles e por causa de si mesmos.

Seria muito fácil para João ceder à inveja, mas ele não o fez, porque sabia qual era a sua missão. Em vez disso, lembrou aos seus discípulos que jamais tinha afirmado ser o Cristo. Pelo contrário: ele veio apontar para o Messias, preparar o Seu caminho e ser uma testemunha Dele (Jo 1:6-8).

Usando a ilustração de um casamento, João Batista se autodenomina amigo do noivo, tendo Jesus como noivo. A noiva, portanto, seria o povo de Deus (compare com Os 2:16-23; Is 62:1-5). Então, em palavras que revelam a verdadeira grandeza de João, ele diz: “Convém que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30).

João 3:31-36 continua a comparação entre Jesus e João Batista, mostrando a superioridade do Messias sobre Seu precursor. A ideia de testemunho é enfatizada novamente pelo testemunho de João, que aponta para Jesus. Os que recebem esse testemunho e creem em Jesus têm a vida eterna. Aqueles que não O recebem permanecem sob a ira de Deus. Isso é o que diz o texto. Deus ama o mundo e enviou o Seu Filho para redimir o mundo (Jo 3:16, 17). Mas aqueles que recusarem a dádiva que lhes é oferecida terão de pagar a pena pelos seus próprios pecados – a morte eterna.

Como podemos aprender a lição de humildade diante de Deus e das pessoas? O que podemos aprender com o exemplo de João sobre humildade?

Domingo, 03 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote