Nova compreensão do Messias

 Lições da Bíblia1:

2. Leia João 1:32-36. O que João Batista disse sobre Jesus que o povo não esperava do tão aguardado Messias?

João 1:32-36 (NAA)2: “32 E João testemunhou, dizendo: — Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. 33 Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem você vir descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.’ 34 Pois eu mesmo vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus. Os primeiros discípulos de Jesus 35 No dia seguinte, João estava outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: — Eis o Cordeiro de Deus!

Os judeus esperavam um Messias que os libertaria de Roma. Tendo vivido durante muito tempo sob opressão, acreditavam que o Messias não apenas derrubaria o Império Romano, mas também os estabeleceria como uma nação poderosa. No entanto, as palavras de João, chamando Jesus de “Cordeiro de Deus” (Jo 1:29), embora apontassem para o Seu sacrifício expiatório, provavelmente foram mal interpretadas pela maioria das pessoas. Muitas delas não sabiam do que João Batista estava falando.

Assim, João, com o seu evangelho, pretendia mudar a compreensão dos judeus sobre o Messias, para que reconhecessem em Jesus o cumprimento das profecias a respeito do Rei vindouro e das Suas obras. Cristo não veio como líder político e militar, mas com o propósito de Se oferecer como sacrifício pelos pecados do mundo. Somente depois disso, quando tudo estiver consumado, virá o reino final (Dn 7:18).

“Quando, no batismo de Jesus, João O apontou como o Cordeiro de Deus, nova luz foi projetada sobre a obra do Messias. A mente do profeta foi dirigida às palavras de Isaías: ‘Como cordeiro foi levado ao matadouro’” (Is 53:7; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 99).

João Batista disse: “Eu mesmo não O conhecia” (Jo 1:31). Então, de que maneira ele reconheceu Jesus como o Messias? A resposta é que o Senhor, que enviou João, já havia lhe dito: “‘Aquele sobre quem você vir descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.’ Pois eu mesmo vi e dou testemunho de que Ele é o Filho de Deus” (Jo 1:33, 34). Deus revelou a João que Jesus era o Messias.

“Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus” (1Co 1:24). O conhecimento de que Jesus é o Cristo vem de Deus, por meio do poder convincente do Seu Espírito. Esse tema aparece com frequência em João. A salvação não vem da filosofia humana, da ciência ou da instrução avançada. Vem somente de Deus para um coração rendido em fé e obediência a Jesus.

Como descobriríamos a verdade sobre Jesus como sacrifício expiatório, a menos que ela nos fosse revelada? É importante conhecer a Bíblia e o que ela ensina sobre Jesus?

Segunda-feira, 04 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote