Profecias do Antigo Testamento sobre Jesus – parte 1
Lições da Bíblia1:
Em discussões com os líderes religiosos sobre Sua identidade, Jesus reafirmava a autoridade das Escrituras. À primeira vista, poderia parecer desnecessário que Ele fizesse isso, pois os líderes religiosos já acreditavam na Bíblia. No entanto, mesmo diante deles, Jesus enfatizava a autoridade das Escrituras, e o fazia para mostrar-lhes quem Ele era – não importando quão duros fossem aqueles corações, e apesar do quanto tentassem lutar contra a atuação de Deus.
Além disso, João registra inúmeras citações diretas e alusões indiretas ao AT que apontam para Jesus como o cumprimento das promessas do AT sobre o Messias.
4. Como as seguintes passagens do NT e do AT estão ligadas? Isto é, como o NT usa esses textos para dar testemunho de Jesus?
Jo 1:23 (NAA)2: “Então ele respondeu: — Eu sou “a voz do que clama no deserto: Endireitem o caminho do Senhor”, como disse o profeta Isaías.” Is 40:3 (NAA)2: “Uma voz clama: ‘No deserto preparem o caminho do Senhor! No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus!”
Jo 2:16, 17 (NAA)2: “16 e disse aos que vendiam as pombas: — Tirem estas coisas daqui! Não façam da casa de meu Pai uma casa de negócio! 17 Os seus discípulos se lembraram que está escrito: ‘O zelo da tua casa me consumirá.’” Sl 69:9 (NAA)2: “Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as ofensas dos que te insultam caem sobre mim.”
Jo 7:38 (NAA)2: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Jr 2:13 (NAA)2: “Porque o meu povo cometeu dois males: abandonaram a mim, a fonte de água viva, e cavaram cisternas, cisternas rachadas, que não retêm as águas.”
Jo 19:36 (NAA)2: “E isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura: ‘Nenhum dos seus ossos será quebrado.’” Nm 9:12 (NAA)2: “Não deixarão sobrar nada até a manhã seguinte e não quebrarão nenhum osso do cordeiro; farão tudo segundo todo o estatuto da Páscoa.”
Não apenas João, mas também Pedro, Paulo, Mateus, Marcos, Lucas e todos os escritores do NT, sob a inspiração do Espírito Santo, inúmeras vezes enfatizaram como a vida, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré, assim como Sua ascensão ao trono de Deus, são cumprimento das profecias do AT.
E embora Jesus apontasse continuamente as Escrituras para os Seus discípulos, pois prediziam o Seu ministério, em que momento eles finalmente compreenderam que as Escrituras apontavam para Ele? Isso aconteceu somente depois que Cristo morreu, ressuscitou e apareceu aos discípulos. “Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, os discípulos Dele se lembraram que Ele tinha dito isso e creram na Escritura e na palavra de Jesus” (Jo 2:22; veja também Jo 20:9).
Terça-feira, 19 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.