Vocês são daqui de baixo

 Lições da Bíblia1:

Em nosso estudo de João até agora, vimos que o apóstolo mostra como Jesus é, de fato, o Messias prometido, a grande esperança pela qual o povo judeu ansiava.

No entanto, muitos líderes religiosos eram os maiores inimigos de Jesus.

Por quê?

6. Leia João 8:12-30. Resuma a interação entre Jesus e esses líderes. Quais textos bíblicos ajudam a explicar por que muitas pessoas O rejeitaram?

João 8:12-30 (NAA)2: “12 De novo, Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. 13 Então os fariseus lhe disseram: — Você dá testemunho de si mesmo. O testemunho que você dá não é verdadeiro. 14 Jesus respondeu: — Ainda que eu dê testemunho a respeito de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vocês não sabem de onde venho, nem para onde vou. 15 Vocês julgam segundo a carne; eu não julgo ninguém. 16 E, se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou só eu que julgo, mas eu e o Pai, que me enviou. 17 Também na Lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18 Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho de mim. 19 Então eles lhe perguntaram: — Onde está o seu Pai? Jesus respondeu: — Vocês não conhecem a mim e não conhecem o meu Pai; se conhecessem a mim, também conheceriam o meu Pai. 20 Jesus proferiu essas palavras perto da caixa de ofertas, quando ensinava no templo. Ninguém o prendeu, porque ainda não havia chegado a sua hora. 21 Outra vez Jesus lhes falou, dizendo: — Eu vou embora, e vocês vão me procurar, mas perecerão no seu pecado. Para onde eu vou vocês não podem ir. 22 Então os judeus diziam: — Será que ele tem a intenção de se suicidar? Porque diz: ‘Para onde eu vou vocês não podem ir.’ 23 Jesus lhes disse: — Vocês são daqui de baixo, eu sou lá de cima. Vocês são deste mundo, eu deste mundo não sou. 24 Por isso, eu lhes disse que vocês morrerão em seus pecados. Porque, se não crerem que Eu Sou, vocês morrerão nos seus pecados. 25 Então lhe perguntaram: — Quem é você? Jesus respondeu: — O que é que eu tenho dito a vocês desde o princípio? 26 Muitas coisas tenho para falar e julgar a respeito de vocês. Porém aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele ouvi, essas digo ao mundo. 27 Eles não entenderam que Jesus lhes falava do Pai. 28 Então Jesus disse: — Quando vocês levantarem o Filho do Homem, então saberão que Eu Sou e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou. 29 E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada. 30 Quando Jesus disse isto, muitos creram nele.”

Jesus disse que aqueles homens não conheciam a Ele nem ao Pai (Jo 8:19). Eles deveriam conhecer ambos, mas enganavam a si mesmos. Estavam tão envolvidos em suas tradições e filosofias que mesmo tendo Jesus diante deles, fazendo tudo o que fez e dizendo o que disse, trazendo revelações poderosas do Pai, ainda assim O rejeitaram.

Em segundo lugar, Jesus lhes disse: “Vocês são daqui de baixo” (Jo 8:23). Em outras palavras, por mais religiosos que fossem, eles não eram espirituais e piedosos. Tinham “aparência de piedade” (2Tm 3:5, NVI), mas não passava disso. Tinham piedade exterior, mas, internamente, eram incrédulos.

Isso não era novidade. Deus havia dito que os israelitas O honravam apenas com “a sua boca e com os seus lábios, mas o seu coração” estava longe do Senhor (Is 29:13). Essa ideia foi repetida por Jesus séculos mais tarde, quando disse: “E em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos” (Mc 7:7). Os ensinos e mandamentos humanos daqueles líderes religiosos eram deste mundo, ao contrário de Jesus, que afirmou que não era deste mundo (Jo 8:23). Já era bastante ruim que estivessem enganando a si mesmos, mas a tragédia era agravada porque também desencaminhavam outras pessoas, embora, curiosamente, João tenha escrito que, como resultado da conversa descrita nesses versículos, “muitos creram” em Jesus (Jo 8:30).

Assim, apesar da má liderança, muitos judeus conseguiram se livrar da influência deles e ver, por si próprios, quem era Jesus.

Que lições você tira do diálogo de Jesus com os líderes religiosos? Como podemos ser “de cima” e não “de baixo”, e como saber a diferença entre ambos?

Quinta-feira, 21 de novembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote