A hora da glória: a cruz e a ressurreição – Estudo adicional
Lições da Bíblia1:
Leia, de Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 610- 616 (“‘Está consumado!’”); p. 627-632 (“Sepultura vazia”); p. 633-637 (“Lágrimas enxugadas”). Veja também Clifford Goldstein, Risen: Finding Hope in the Empty Tomb (Nampa: Pacific Press, 2020).
“Pilatos desejava libertar Jesus. Contudo, viu que não podia fazer isso e ainda conservar sua posição e honra. Em vez de perder seu poder no mundo, escolheu sacrificar uma vida inocente. Quantos, para escapar de prejuízo ou sofrimento, também sacrificam um princípio! A consciência e o dever apontam um caminho, e o interesse egoísta indica outro” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 758).
“Cristo não entregou Sua vida antes que realizasse a obra que viera fazer, e, ao morrer, exclamou: ‘Está consumado!’ (Jo 19:30). Ele tinha ganhado a batalha. Sua destra e Seu santo braço haviam alcançado a vitória. Como Vencedor, fixou Sua bandeira nas alturas eternas. Que alegria entre os anjos! Todo o Céu triunfou na vitória do Salvador. Satanás foi derrotado e sabia que seu reino estava perdido.
“Para os anjos e os mundos não caídos, a frase: ‘Está consumado!’ teve profundo significado. A obra da redenção havia sido realizada tanto para o nosso benefício quanto para o benefício deles” (O Desejado de Todas as Nações, p. 610).
Perguntas para consideração
1. Que escolhas nos ajudam a evitar os erros cometidos por Pilatos?
2. Com base na Bíblia, por que Jesus teve que morrer em nosso lugar?
3. Qual é a relação entre as evidências bíblicas e as evidências históricas a respeito da ressurreição de Jesus? Quais evidências históricas confirmam a ressurreição Dele?
4. Reflita sobre 1 Coríntios 15:12-20. Se aqueles “que adormeceram em Cristo” vão imediatamente para o Céu após a morte, por que, sem a ressurreição de Cristo, “os que adormeceram em Cristo estão perdidos” (1Co 15:18)? Paulo confirma a verdade de que os mortos estão inconscientes até a ressurreição?
1 Coríntios 15:12-20 (NAA)2: “12 Ora, se o que se prega é que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês afirmam que não há ressurreição de mortos? 13 E, se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressuscitou. 14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e é vã a fé que vocês têm. 15 Além disso, somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos testemunhado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. 16 Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a fé que vocês têm, e vocês ainda permanecem nos seus pecados. 18 E ainda mais: os que adormeceram em Cristo estão perdidos. 19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo. 20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.”
Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.