Eu Sou o caminho, a verdade e a vida

 Lições da Bíblia1:

Que pergunta Tomé fez? Como Jesus respondeu? Jo 14:5, 6

Jo 14:5, 6 (NAA)2: “5 Então Tomé disse a Jesus: — Não sabemos para onde o Senhor vai. Como podemos saber o caminho? 6 Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

À primeira vista, o questionamento de Tomé pode parecer bastante lógico. Se você não sabe para onde alguém está indo, como poderá segui-lo? Jesus inverteu a questão ao indicar que Ele mesmo é o caminho. O caminho para quê? Para o Pai. O prólogo do evangelho (Jo 1:1-18) destaca a íntima conexão que existe entre o Pai e o Verbo (em grego, Logos), que é Jesus Cristo.

João 1:18 diz que quem revelou o Pai é o “Deus unigênito” (o termo grego monogenes, traduzido como “unigênito”, significa “único” ou “singular”). A palavra “revelou” é traduzida do verbo grego exegeomai, que significa “explicar”, “interpretar” ou “expor” (a palavra “exegese”, que está ligada ao estudo da Bíblia, vem desse termo grego). Exegeomai quer dizer “revelar o significado”. De acordo com João 1:18, Jesus é o elo com o Pai, Aquele que explica ou interpreta o Pai para o mundo caído. Assim, Ele é o caminho para o Pai. Sem Ele, ficaríamos perdidos em nosso entendimento.

4. Leia João 14:7-11. Como Jesus esclareceu o mal-entendido de Filipe?

João 14:7-11 (NAA)2: “7 Se vocês me conheceram, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e têm visto. 8 Filipe disse a Jesus: — Senhor, mostre-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Jesus respondeu: — Há tanto tempo estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem vê a mim vê o Pai. Como é que você diz: “Mostre-nos o Pai”? 10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11 Creiam que eu estou no Pai e que o Pai está em mim; creiam ao menos por causa das mesmas obras.”

Filipe pediu para ver o Pai, o que nenhum pecador pode fazer e continuar vivo (Êx 33:17–34:9; Jo 1:18). Jesus reprovou a falta de compreensão do discípulo e enfatizou que quem O viu, viu o Pai (Jo 14:9). Logo, fica claro que Jesus Cristo é o caminho para Deus. Sem Ele, o caminho é escuro. Ele é a luz que ilumina a estrada para Deus.

Jesus une três palavras: caminho, verdade e vida. Em João, o termo “caminho” é usado em apenas outro texto (Jo 1:23), que se refere ao fato de que João Batista preparou o caminho para Jesus. Contudo, verdade e vida são temas importantes em João. O estudo de quarta e quinta-feira enfatizará o conceito de verdade, tema crucial em um mundo em que a própria existência da “verdade” tem sido questionada.

Por que é tão reconfortante perceber que Jesus é a mais completa revelação que temos sobre como é Deus, o Pai?

Terça-feira, 03 de dezembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra no Céu

Onde está Deus?

Nosso Sumo Sacerdote