O Pai celestial
Lições da Bíblia1:
O Evangelho de João é escrito do ponto de vista de toda a narrativa bíblica, que começa com as nossas origens: “No princípio, Deus criou os céus e a Terra” (Gn 1:1). Em outras palavras: no princípio, o Pai, o Filho e o Espírito Santo criaram os céus e a Terra. Eles são a fonte de tudo o que existe. Eles criaram o Universo, incluindo todos os seres que nele habitam. Em nosso planeta, houve uma criação especial da vida, e o mais especial dessa criação foi a humanidade. E o propósito de Deus ao criar a humanidade era que vivêssemos em harmonia amorosa com Ele e uns com os outros.
Infelizmente, Lúcifer trouxe o pecado a este mundo, o que, entre outras coisas, é uma ruptura do nosso relacionamento com Deus. Ele distorce a imagem e o caráter de Deus. Assim, Jesus assumiu sobre Si a nossa natureza humana para restaurar o conhecimento de Deus e trazer a salvação à humanidade.
Enquanto esteve aqui, Jesus submeteu a vida ao Pai, vivendo de acordo com Sua orientação. Ele disse: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10:30); “O Pai está em Mim e […] Eu estou no Pai” (Jo 10:38); “Se não faço as obras do Meu Pai, não acreditem em Mim” (Jo 10:37).
1. Quais são algumas das obras e funções do Pai, conforme descritas nas passagens a seguir?
Jo 3:16, 17 (NAA)2: “16 João tratou de explicar a todos: — Eu, na verdade, batizo vocês com água, mas vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias; ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. 17 Ele tem a pá em suas mãos, para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga.” Jo 6:57 (NAA)2: “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai, também quem de mim se alimenta viverá por mim.”
Jo 5:22, 30 (NAA)2: “22 E o Pai não julga ninguém, mas confiou todo julgamento ao Filho, […] 30 — Eu nada posso fazer por mim mesmo; assim como ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.”
Jo 6:32 (NAA)2: “Jesus lhes disse: — Em verdade, em verdade lhes digo que não foi Moisés quem deu o pão do céu para vocês; quem lhes dá o verdadeiro pão do céu é meu Pai.” Jo 14:10, 24 (NAA)2: 10 Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. […] 24 Se eu não tivesse feito entre eles as obras que nenhum outro fez, eles não teriam nenhum pecado; mas, agora, não somente viram como também odiaram tanto a mim como o meu Pai.”
Jo 6:45 (NAA)2: “Está escrito nos Profetas: ‘E todos serão ensinados por Deus.’ Portanto, todo aquele que ouviu e aprendeu do Pai, esse vem a mim.”
Jo 15:16 (NAA)2: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, eu os escolhi e os designei para que vão e deem fruto, e o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda.”
Jo 16:23 (NAA)2: “Naquele dia vocês não me perguntarão nada. Em verdade, em verdade lhes digo: se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes concederá.”
Esses versículos descrevem o Pai em estreita ligação com Jesus Cristo, o Seu Filho. O Pai tem um contato íntimo com o nosso mundo e um profundo interesse em nossa salvação. O que essa verdade nos ensina sobre o amor de Deus por nós?
Domingo, 08 de dezembro de 2024. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Temas do Evangelho de João. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 518, out. nov. dez. 2024. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.