A vontade ideal e a vontade remedial de Deus

 Lições da Bíblia1:

5. O que Efésios 1:9 a 11 ensina sobre a predestinação? Algumas pessoas estão predestinadas a ser salvas e outras a se perderem?

Efésios 1:9 a 11 (NAA)2: “9 Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. 11 Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

O termo grego traduzido como “predestinar” nesse e em outros textos bíblicos (prohorizo) não significa necessariamente que Deus determina, ou causa, tudo o que acontece. Em vez disso, o termo grego significa apenas “decidir previamente”.

É claro que se pode decidir algo previamente de forma unilateral ou de uma forma que leve em conta as livres decisões de outras pessoas. As Escrituras ensinam que Deus age de acordo com a segunda opção.

Em Efésios 1 e outros textos (Rm 8:29, 30), o termo traduzido como “predestinar” refere-se ao que Deus planeja para o futuro depois de levar em conta o que Ele sabe previamente sobre as decisões livres das criaturas. Assim, Deus guia a história, de modo providencial, para os Seus bons propósitos para todos, mesmo respeitando a liberdade necessária em um relacionamento autêntico de amor.

Efésios 1:11 diz que Deus “faz todas as coisas segundo o propósito da Sua vontade” (NVI). Isso significa que Ele determina que tudo aconteça exatamente como Ele deseja? À primeira vista, Efésios 1:9-11 parece confirmar essa ideia. No entanto, essa interpretação vai contra textos bíblicos que mostram que muitas vezes as pessoas rejeitam o “plano de Deus” para elas (Lc 7:30; veja Lc 13:34; Sl 81:11-14). Se a Bíblia não se contradiz, como podemos entender essas passagens?

Lc 7:30 (NAA): “mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o plano de Deus, não tendo sido batizados por ele.”

Lc 13:34 (NAA)2: “Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, mas vocês não quiseram!”

Sl 81.10–14 (NAA)2: “11 Mas o meu povo não escutou a minha voz; Israel não quis saber de mim. 12 Assim, deixei que andassem na teimosia do seu coração, e seguissem as suas próprias inclinações. 13 Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! 14 Eu derrotaria logo os seus inimigos e voltaria a minha mão contra os seus adversários.”

Efésios 1:9-11 faz todo o sentido se distinguirmos entre o que chamamos de “vontade ideal” de Deus e a Sua “vontade remedial” (ou corretiva). A “vontade ideal” é o que Ele prefere que ocorra e que ocorreria se todos fizessem o que Ele deseja. A “vontade remedial”, por outro lado, é a Sua vontade levando em conta todos os outros fatores, incluindo as decisões livres das criaturas, que muitas vezes se afastam daquilo que o Senhor prefere. Efésios 1:11 parece se referir à “vontade corretiva” de Deus.

O conhecimento de Deus sobre o futuro (presciência) é tão poderoso que, mesmo prevendo todas as escolhas das pessoas, incluindo as más escolhas, Ele ainda faz com que tudo coopere para o nosso bem (Rm 8:28). Você encontra conforto nessa verdade?

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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O anor e a justiça de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 519, jan. fev. mar. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

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