A lei do amor
Lições da Bíblia1:
A lei de Deus não consiste em conceitos abstratos, mas é uma expressão de relacionamento. Podemos ver isso claramente nos Dez Mandamentos. Os princípios básicos dos Dez Mandamentos já existiam no jardim Éden, pois são os princípios do amor que devem guiar o relacionamento entre Deus e as pessoas e entre as pessoas.
Quando os Dez Mandamentos proclamados em Êxodo 20 foram depois escritos em pedra, eles foram dados a Israel no contexto de um relacionamento de aliança. Os mandamentos foram escritos depois que o Senhor já havia libertado o povo do Egito, e se baseiam no amor de Deus e nas promessas que Ele fez aos israelitas (veja Êx 6:7, 8 [“7 Eu os tomarei por meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito. 8 Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o Senhor.”] Lv 26:12 [“Andarei entre vocês e serei o seu Deus, e vocês serão o meu povo.”]). A divisão dos Dez Mandamentos em duas partes mostra que o objetivo deles é promover o relacionamento dos seres humanos com Deus e uns com os outros.
1. Leia Êxodo 20:1-17. Como os Dez Mandamentos revelam os dois grandes princípios – amor a Deus e amor aos outros?
Êxodo 20:1-17 (NAA)2: 1 Então Deus falou todas estas palavras: 2 — Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 — Não tenha outros deuses diante de mim. 4 — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, 6 mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 — Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 — Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. 9 Durante seis dias você pode trabalhar e fazer toda a sua obra, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. 11 Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 — Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá. 13 — Não mate. 14 — Não cometa adultério. 15 — Não furte. 16 — Não dê falso testemunho contra o seu próximo. 17 — Não cobice a casa do seu próximo. Não cobice a mulher do seu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao seu próximo.”
Os primeiros quatro mandamentos tratam do relacionamento das pessoas com Deus, e os últimos seis tratam do relacionamento das pessoas entre si. Nosso relacionamento com Deus e com os outros deve ser guiado pelos princípios da lei.
Essas duas partes da lei correspondem diretamente ao que Jesus identificou como os dois maiores mandamentos: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração” (Mt 22:37, citando Dt 6:5) e “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Mt 22:39, citando Lv 19:18).
Os primeiros quatro mandamentos são as maneiras pelas quais devemos amar a Deus de todo o nosso ser, e os últimos seis são as formas pelas quais devemos amar os outros como a nós mesmos. Jesus deixa explícito que esses dois grandes mandamentos de amor estão integralmente relacionados com a lei de Deus: “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22:40).
O amor de Deus é a base de Sua lei. O amor e a lei de Deus são inseparáveis. Alguns dizem: “Não precisamos guardar a lei. Só precisamos amar a Deus e ao próximo.” À luz do que estudamos, por que essa ideia não faz sentido?
Expressamos amor a Deus ou aos outros se violamos algum dos Dez Mandamentos?
Domingo, 23 de março de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O anor e a justiça de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 519, jan. fev. mar. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.