Os dois maiores pecados

 Lições da Bíblia1:

Segundo Jesus, os dois maiores mandamentos são o amor a Deus e o amor uns aos outros. Cumprir esses mandamentos inclui fazer sacrifícios que mostram, de forma concreta, o amor aos outros, que é o que realmente significa seguir os passos de Jesus.

Podemos nos perguntar: se os dois maiores mandamentos são o amor a Deus e o amor aos outros, então quais são os dois maiores pecados?

Leia o Salmo 135:13-19. O que esse texto revela sobre um pecado comum que é enfatizado em toda a Bíblia?

Salmo 135:13-19 (NAA)2: “13 O teu nome, Senhor, permanece para sempre; a tua memória, Senhor, passará de geração em geração. 14 Pois o Senhor julga o seu povo e se compadece dos seus servos. 15 Os ídolos das nações são prata e ouroobra de mãos humanas. 16 Têm boca e não falam; têm olhos e não veem; 17 têm ouvidos e não ouvem; pois não há alento de vida em sua boca. 18 Tornam-se semelhantes a eles os que os fazem, e todos os que neles confiam. 19 Casa de Israel, bendigam o Senhor! Casa de Arão, bendigam o Senhor!”

O AT enfatiza com frequência a importância de amar a Deus acima de todas as coisas (Dt 6:5). O amor a Deus é o oposto do grande pecado da idolatria.

4. Leia Zacarias 7:9-12. De acordo com essa passagem, o que Deus condena? Como esse pecado e a idolatria estão em oposição aos dois grandes mandamentos?

Zacarias 7:9-12 (NAA)2: “9 — Assim falou o Senhor dos Exércitos: “Julguem segundo a verdade e sejam bondosos e misericordiosos uns com os outros. 10 Não oprimam a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, e que ninguém faça planos para prejudicar o seu próximo.” 11 Porém eles não quiseram atender e, rebeldes, me viraram as costas e taparam os ouvidos, para que não ouvissem. 12 Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos tinha enviado pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos.”

Não é apenas a idolatria que desperta a ira do amor de Deus, mas também o sofrimento infligido ao Seu povo, seja individual ou coletivamente. O Senhor fica irado com a injustiça pelo fato de que Ele é amor.

Os dois grandes pecados enfatizados ao longo do AT são falhas no cumprimento dos dois grandes mandamentos: amar a Deus e amar uns aos outros. Os dois maiores pecados representam a ausência de amor. Em resumo, não podemos guardar os mandamentos se não amarmos a Deus e aos outros.

De fato, 1 João 4:20 e 21 afirma: “Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odiar o seu irmão, esse é mentiroso. Pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. E o mandamento que Dele temos é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.”

Por que o amor a Deus não pode ser separado do amor aos outros? Como você entende essa ligação inseparável?

Segunda-feira, 17 de março de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O anor e a justiça de Deus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 519, jan. fev. mar. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Espiritualismo exposto

Mensageiro