Quem lê entenda

Lições da Bíblia1:

Entre em uma livraria e observe as obras sobre profecias bíblicas. Logo você perceberá que existe uma variedade gigantesca de pontos de vista e interpretações diferentes. Talvez você seja tentado a acreditar que é impossível compreender livros como o Apocalipse. Um autor acredita que o anticristo não passa de uma metáfora. Outro diz que o anticristo ainda virá. E outro diz que ele era uma pessoa ou poder da época do Império Romano. Com tristeza, um pregador disse: “Para alguns, talvez a Bíblia seja como um violino antigo: você pode tocar nele qualquer música que quiser.”

A Bíblia, no entanto, ensina o oposto de tudo isso. Ela nos convida a estudar as profecias, deixando claro que Deus não fala em vão e que podemos conhecer a verdade a respeito daquilo que Ele nos diz em Sua Palavra.

1. Leia Mateus 24:15; Apocalipse 1:3; Mateus 11:29; Jeremias 9:23, 24. Segundo esses textos, por que Deus Se dá a conhecer?

Mateus 24:15 (NAA)2: “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda),”

Apocalipse 1:3 (NAA)2: “Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.”

Mateus 11:29 (NAA)2: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.”

Jeremias 9:23, 24 (NAA)2: “23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; 24 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”

Muitas universidades oferecem disciplinas sobre “A Bíblia Como Literatura” ou algo semelhante. Para um cristão, pode ser surpreendente assistir às aulas e descobrir que o professor estuda a Bíblia da mesma forma que alguém estuda as mitologias pagãs. Na opinião deles, talvez exista um núcleo de “verdade” moral por trás das histórias, mas as histórias bíblicas podem ser interpretadas da maneira que se desejar. Para eles, a ideia de que esse livro foi inspirado por Deus é simplesmente absurda.

Assim, o professor estuda a Bíblia, mas não escuta nela a voz de Deus. Outros chegam a conclusões que estão em claro desacordo com a mensagem bíblica. Sem se entregar ao Senhor e sem ter o coração aberto para aprender a verdade, aqueles que estudam as Escrituras dessa forma não apenas deixarão de compreender a mensagem bíblica, mas irão distorcer o caráter amoroso e santo de Deus revelado nas páginas sagradas. Isso pode ser mais comum do que muitos imaginam, e é por isso que simplesmente estudar a Bíblia deixando de lado as ferramentas certas e (o mais importante) a atitude correta, sob a orientação do Espírito Santo, pode ser prejudicial.

Um incrédulo estava lendo a Bíblia. Perguntaram o que ele estava fazendo. Sua resposta foi: “Procurando lacunas.” Essa é uma atitude errada ao ler as Escrituras?

Domingo, 30 de março de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Espiritualismo exposto

Mensageiro