Entre a terra e o mar
Lições da Bíblia1:
As imagens de terra e mar na Bíblia, especialmente nas profecias, são muito instrutivas. Pense nos símbolos de terra e mar contrastados nas profecias bíblicas.
“Simbolicamente, quando a terra e o mar estão justapostos, ‘terra’ frequentemente representa o mundo ordenado, ou mesmo a terra de Israel, ao passo que ‘mar’ se refere às nações gentílicas que a ameaçam, como o mar ameaça a terra” (Beatrice S. Neall, “Os santos selados e a grande tribulação”, em Estudos Sobre Apocalipse: Temas Introdutórios, ed. Frank B. Holbrook [Unaspress, 2021], p. 306).
Nesse contexto, a terra é um lugar de estabilidade, com base no governo de Deus; já o mar representa a turbulência das nações com base no orgulho humano.
4. Tendo em mente a ideia apresentada acima, leia Apocalipse 12:15, 16; 13:1, 11. Observe a justaposição entre água e terra. Como esses símbolos são usados e como nos ajudam a compreender a profecia?
Apocalipse 12:15, 16 (NAA)2: 15 Então, a serpente lançou da boca água como um rio atrás da mulher, a fim de fazer com que ela fosse arrastada pelas águas. 16 A terra, porém, socorreu a mulher: abriu a sua boca e engoliu o rio que o dragão tinha lançado de sua boca.
Apocalipse 13:1, 11 (NAA)2: 1 Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. […] 11 Vi ainda outra besta emergir da terra. Tinha dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão.
O dragão usa água para perseguir a mulher (a igreja). Nas profecias, a água frequentemente simboliza governos terrestres, bem como a turbulência e o caos que os acompanham. Portanto, vemos que Satanás foi capaz de usar os povos, instigados por seus líderes, para perseguir o povo de Deus durante grande parte da história da igreja.
Os adventistas entendem que Apocalipse 12:16 se refere à migração de crentes perseguidos em direção ao “Novo Mundo”, a América. Com base no que vimos sobre o simbolismo de terra e mar, o que isso diz sobre a fundação dos Estados Unidos?
Poderíamos considerar essa “terra”, para onde o povo de Deus fugiu, como uma espécie de “terra prometida”? Seria por isso que a besta que subiu da terra inicialmente se parece com um cordeiro? Embora os Estados Unidos nunca tenham sido o “Novo Israel” que seus fundadores gostariam que fosse, por muito tempo essa nação tem sido uma terra de liberdade religiosa para pessoas oprimidas por suas crenças.
No futuro, a besta semelhante a um cordeiro falará “como dragão” (Ap 13:11). Os Estados Unidos, que têm sido um farol de liberdade, se tornarão o perseguidor! Isso ocorre quando nações governam a si mesmas, em vez de serem governadas por Deus.
Quarta-feira, 30 de abril de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.