Estudando a Palavra
Lições da Bíblia1:
Os adventistas devem muito a Guilherme Miller pela compreensão que têm das profecias. Embora o entendimento de Miller sobre algumas passagens (como Dn 8:14) não fosse perfeita, o método de estudo da Bíblia que ele usou foi relevante, pois abriu caminho para o nascimento do movimento remanescente dos últimos dias.
4. Leia Mateus 5:18; 2 Timóteo 3:15-17; Lucas 24:27. O que esses textos nos ensinam sobre como devemos abordar a profecia bíblica?
Mateus 5:18 (NAA)2: “Porque em verdade lhes digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.”
2 Timóteo 3:15-17 (NAA)2: “15 e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Lucas 24:27 (NAA)2: “E, começando por Moisés e todos os Profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.”
Estudar a Bíblia é como montar um grande quebra-cabeça. Se você juntar apenas duas ou três peças, será impossível enxergar a imagem completa. Talvez nessas poucas peças você consiga identificar um cavalo, e poderá concluir que está montando uma imagem de cavalos. Contudo, outras peças revelam uma galinha e uma vaca. Então, depois de montar centenas de peças, percebe que é uma bela paisagem – que inclui uma cidade, uma fazenda e, no fundo, uma cadeia de montanhas.
Uma das principais razões pelas quais muitos não compreendem a Bíblia é que eles a tratam como uma coleção de ditados soltos ou provérbios que poderão ser usados em situações específicas. Algumas pessoas podem recorrer a guias que mostram onde encontrar versículos bíblicos de orientação e auxílio, ou que contêm passagens sobre vários temas, e achar que isso é tudo o que a Bíblia ensina sobre determinado assunto.
Muitos estudam as profecias com a mesma abordagem, tirando textos de seu contexto e ligando-os a eventos atuais, em vez de compará-los com o restante da Bíblia. Por isso, livros sobre profecias precisam ser atualizados frequentemente, porque erram quanto aos eventos que predizem e acerca do tempo dessas predições.
É também por isso que é tão importante não apenas selecionar alguns textos específicos sobre determinado assunto, mas estudar atentamente tudo o que a Bíblia diz sobre esse tema, sempre levando em consideração o contexto da passagem em estudo. É muito fácil retirar um versículo do contexto e fazê-lo dizer o que quisermos.
Você conhece pessoas que usam de modo equivocado textos bíblicos para atacar a verdade sobre o estado dos mortos ou o sábado? Como devemos abordar essas questões?
Quarta-feira, 02 de abril de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.