Literal ou simbólico?

 Lições da Bíblia1:

Quando estudamos as profecias, uma das principais questões com as quais lidamos é como determinar se algum texto deve ser entendido de modo literal ou simbólico. Como saber se o autor usou linguagem simbólica e como descobrir o que esse símbolo representa? A principal maneira de descobrir isso é analisando como os símbolos ou figuras são usados ao longo de toda a Bíblia, em vez de observar como são entendidos em nossa época. Por exemplo, alguns concluíram que o símbolo do urso em Daniel 7 representa a Rússia, porque essa imagem muitas vezes é usada hoje como símbolo desse país. Contudo, essa não é uma forma confiável de interpretar o simbolismo profético.

5. Leia as passagens abaixo, permitindo que a Bíblia interprete a si mesma. Que símbolo profético aparece em cada grupo de passagens e o que esse símbolo representa, segundo a própria Bíblia?

a) Dn 7:7 (NAA)2: “Depois disto, eu continuava olhando nas visões da noite, e apareceu o quarto animal, terrível, espantoso e muito forte. Tinha grandes dentes de ferro. Ele devorava, fazia em pedaços e pisava com os pés o que sobrava. Era diferente de todos os animais que apareceram antes dele e tinha dez chifres.”; Dn 8:3 (NAA)2: “Levantei os olhos e eis que, diante do rio, estava um carneiro, que tinha dois chifres. Os dois chifres eram compridos, mas um era mais comprido do que o outroe o mais comprido apareceu por último.” Dn 7:24 (NAA)2: “Os dez chifres correspondem a dez reis que se levantarão daquele reino. Depois deles, se levantará outro rei, que será diferente dos primeiros, e derrotará três reis.”

b) Ap 1:16 (NAA)2: “Na mão direita ele tinha sete estrelas, e da sua boca saía uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.”; Ef 6:17 (NAA)2: “Usem também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.”; Hb 4:12 (NAA)2: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração.”

c) Ap 12:1 (NAA)2: “Viu-se grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça.”; Ap 21:2 (NAA)2: “mulher estava grávida e gritava com dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.”; Ef 5:31, 32 (NAA)2: “31 Eis por que ‘o homem deixará o seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne’. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”; Jr 6:2 (NAA)2: “Deixarei em ruínas a formosa e delicada filha de Sião.”

Quando seguimos o princípio de que a Bíblia deve interpretar a si mesma, a maior parte dos mistérios que existem por trás do simbolismo profético desaparece. Vemos, por exemplo, que chifre simboliza poder político ou nação, espada representa a Palavra de Deus, e mulher se refere à igreja. Vemos claramente a Bíblia se explicando.

Por que Deus falou por meio de símbolos, em vez de ser mais direto em Sua revelação? Por que Pedro, de maneira enigmática, referiu-se a Roma como Babilônia (1Pe 5:13)?

Existem razões pelas quais Deus escolheu Se comunicar por meio das profecias usando símbolos. Se o Apocalipse tivesse mencionado Roma diretamente, ao tratar de seus erros e males, a perseguição à igreja, que já acontecia, se tornaria ainda pior. Sejam quais forem as razões para o uso de símbolos, podemos ter certeza de que Deus deseja que entendamos o que os símbolos significam.

Mesmo que alguns símbolos e profecias sejam difíceis de compreender, como podemos nos concentrar no que já conseguimos entender? Como isso pode fortalecer nossa fé?

Quinta-feira, 03 de abril de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Espiritualismo exposto

Mensageiro