Ninrode e Nínive

 Lições da Bíblia1:

O Éden era o lar ideal. Depois que o pecado entrou no mundo, Deus não teve escolha a não ser separar a humanidade do jardim e da árvore da vida, pelo menos por enquanto.

Fora do jardim, os seres humanos foram obrigados a trabalhar para garantir sua existência. A vida se tornou difícil; temos que viver com a dor e com o suor do nosso rosto (Gn 3:16-19). Nossos primeiros pais confiaram que o Rei legítimo forneceria um caminho de volta para o jardim, e levavam sacrifícios aos portões do Éden, aguardando fielmente a redenção que Deus, desde o início, ofereceu ao mundo caído.

“O jardim do Éden permaneceu na Terra muito depois que o homem fora expulso de seus agradáveis caminhos (Gn 4:16). […] Adão e seus filhos iam ali [à porta do paraíso] para adorar a Deus. Ali renovaram seus votos de obediência àquela lei cuja transgressão os havia banido do Éden. Quando a onda de iniquidade se propagou pelo mundo e a impiedade dos homens determinou sua destruição por meio do dilúvio, a mão que plantara o Éden o retirou da Terra. No entanto, na restauração final de todas as coisas, quando houver ‘novo céu e nova Terra’ (Ap 21:1), ele será restabelecido, mais gloriosamente adornado do que no princípio” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 38).

Alguns procuraram “soluções” humanas para esses problemas. Então surgiram as cidades-estados, uma tentativa de tornar a vida mais fácil, e talvez conquistar o que havia sido perdido no Éden.

1. Em Gênesis 10:1-12, vemos a origem de poderes que se destacariam no restante da Bíblia, incluindo Nínive e Babilônia. Pelo que sabemos da história dessas cidades, o que concluímos dessa passagem?

Gênesis 10:1-12 (NAA)2: 1 São estas as gerações de Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé. A eles nasceram filhos depois do dilúvio. 2 Os filhos de Jafé foram: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras. 3 Os filhos de Gomer foram: Asquenaz, Rifate e Togarma. 4 Os filhos de Javã foram: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. 5 Estes repartiram entre si as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações. 6 Os filhos de Cam foram: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. 7 Os filhos de Cuxe foram: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sabá e Dedã. 8 Cuxe gerou Ninrode, que começou a ser poderoso na terra. 9 Foi valente caçador diante do Senhor. Daí dizer-se: “Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.” 10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. 11 Daquela terra ele foi para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá. 12 E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém. 13 Mizraim gerou Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim, 14 Patrusim, Casluim (de quem descendem os filisteus) e Caftorim.

Alguns concluíram que Ninrode era um herói nobre, parecido com os conquistadores das mitologias pagãs. No entanto, a expressão “valente caçador diante do Senhor” (Gn 10:9) não é um elogio. Ninrode era poderoso aos seus próprios olhos, e estava “diante do Senhor” no sentido de que O desafiava. Gênesis 10 descreve o aumento da rebelião contra Deus, o que existirá até que o mal seja eliminado.

A rebelião é mais sutil do que percebemos. Como evitar essa característica humana?

Domingo, 20 de abril de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras de engajamento

Um anjo atrasado

Corações duros