Os dois querubins

 Lições da Bíblia1:

Assim que nossos pais foram expulsos do Éden, Deus apresentou a esperança do Messias (Gn 3:15). Ele estabeleceu um símbolo poderoso nos portões do Éden: dois querubins e uma “espada flamejante” (Gn 3:24). Essa cena se assemelha bastante à arca da aliança, que representava o trono de Deus (Êx 25:18).

2. Leia Gênesis 3:21-24. Qual era a tarefa dos querubins? E por quê?

Gênesis 3:21-24 (NAA)2: 21 O Senhor Deus fez roupas de peles, com as quais vestiu Adão e sua mulher. 22 Então o Senhor Deus disse: — Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. É preciso impedir que estenda a mão, tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente. 23 Por isso o Senhor Deus o lançou fora do jardim do Éden, para cultivar a terra da qual havia sido tomado. 24 E, depois de lançar fora o homem, Deus colocou querubins a leste do jardim do Éden e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, para guardar o caminho da árvore da vida.

Embora os querubins tivessem responsabilidade de impedir o acesso dos pecadores à árvore da vida (Gn 3:22), eram também símbolo de esperança, indicando a promessa de que um dia os salvos serão levados de volta ao paraíso. O “Éden permaneceu na Terra muito depois que o homem tinha sido expulso […] (Gn 4:16). Por um prolongado período, foi permitido à raça decaída contemplar o lar da inocência, cuja entrada era vedada pelos anjos vigilantes. À porta do paraíso, guardada pelos querubins, revelava-se a glória divina. Adão e seus filhos iam ali para adorar a Deus. Ali renovaram seus votos de obediência àquela lei cuja transgressão os havia banido do Éden. […] No entanto, na restauração final de todas as coisas, quando houver ‘novo céu e nova Terra’ (Ap 21:1), ele será restabelecido, mais gloriosamente adornado do que no princípio” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 38).

Quando a Bíblia diz que Deus “colocou” querubins a leste do Éden (Gn 3:24), o termo hebraico é shakan, de onde vem a palavra traduzida como “tabernáculo” (Êx 25:9; Nm 3:26). O tabernáculo era o lugar em que Deus habitava no meio do povo. Embora a palavra Shekiná (que se refere à presença de Deus) não ocorra na Bíblia, ela vem do termo traduzido como “tabernáculo”. Portanto, uma tradução literal de Gênesis 3:24 poderia ser: “Deus tabernaculou querubins a leste do jardim do Éden.”

Na Bíblia, os querubins são associados à presença de Deus (1Cr 13:6; Sl 80:1; Is 37:16), especialmente ao Seu trono, o lugar em que Seu nome é proclamado. Os 24 anciãos que estão diante do trono (Ap 4; 5) louvam e declaram o direito divino de governar, pois Ele é Criador (Ap 4:11). Isso nos ajuda a compreender a cena da sala do trono e nosso papel como pecadores perdoados em relação ao nosso Criador.

Segunda-feira, 12 de maio de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Amor e justiça

Regras de engajamento