A marca da besta

 Lições da Bíblia1:

À medida que os anos passam, e eventos finais como o decreto de morte e a marca da besta ainda não aconteceram, algumas pessoas expressam dúvidas, e até mesmo ceticismo, sobre nossa interpretação dos eventos finais, incluindo a centralidade do sábado e do domingo no conflito final.

O Apocalipse é claro: ou adoramos o Criador ou adoramos a besta e sua imagem. E não deveria nos surpreender que, em uma questão que gira em torno da adoração ao Criador, o sábado fosse central, uma vez que esse é o sinal fundamental de que Deus é o Criador que deu origem a esse dia de guarda no próprio Éden (ver Gn 2:1-3). Além disso, não é coincidência que o poder representado pela besta é o mesmo poder que alega ter mudado o mandamento do sábado para o domingo, sem base bíblica alguma. Com esse pano de fundo em mente, faz todo o sentido a ideia de que sábado e domingo estão envolvidos na questão da adoração – novamente, ao Criador (ver Ap 14:6, 7) ou à besta. Encontramos no NT um antecedente da questão do sábado versus a lei humana.

Leia Mateus 12:9-14 e João 5:1-16. O que levou os líderes religiosos a querer matar Jesus?

Mateus 12:9-14 (NAA)2: 9 Tendo Jesus saído dali, entrou na sinagoga deles. 10 Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida. Então, a fim de o acusar, perguntaram a Jesus: — É lícito curar no sábado? 11 Ao que lhes respondeu: — Quem de vocês será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço para tirá-la dali? 12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Logo, é lícito nos sábados fazer o bem. 13 Então Jesus disse ao homem: — Estenda a mão. O homem estendeu a mão, e ela foi restaurada e ficou sã como a outra. 14 Mas os fariseus, saindo dali, conspiravam contra ele, procurando ver como o matariam.

João 5:1-16 (NAA)2: 1 Passadas essas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus foi para Jerusalém. 2 Existe ali, junto ao Portão das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pórticos. 3 Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 4 [esperando que a água se movesse. Porque um anjo descia de tempos em tempos, agitando-a; e o primeiro a entrar no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse]. 5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: — Você quer ser curado? 7 O enfermo respondeu: — Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim. 8 Então Jesus lhe disse: — Levante-se, pegue o seu leito e ande. Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar. E aquele dia era sábado. 10 Por isso, os judeus disseram ao que tinha sido curado: — É sábado, e neste dia você não tem permissão para carregar o seu leito. 11 Ao que ele lhes respondeu: — O mesmo que me curou me disse: “Pegue o seu leito e ande.” 12 Perguntaram-lhe: — Quem é o homem que disse a você: “Pegue o seu leito e ande”? 13 Aquele que tinha sido curado não soube responder, porque Jesus tinha se retirado, por haver muita gente naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: — Olhe, você foi curado. Não peque mais, para que não lhe aconteça coisa pior. 15 O homem se retirou e disse aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16 E por isso os judeus perseguiam Jesus, porque fazia essas coisas no sábado.

Em Mateus 12, depois que Jesus curou no sábado o homem com a mão ressequida (Mt 12:9-13), como os líderes religiosos reagiram? “Mas os fariseus, saindo dali, conspiravam contra Ele, procurando ver como O matariam” (Mt 12:14). Eles procuraram matar Jesus por causa do sábado? Em João 5:1-16, depois de outra cura miraculosa ocorrida no dia sagrado, os líderes “perseguiam Jesus, porque fazia essas coisas no sábado” (Jo 5:16).

O desejo de matar por causa da tradição (a Bíblia não proíbe curas no sábado, assim como nenhum texto bíblico colocou a guarda do domingo em lugar da observância do sábado) versus a maneira correta de observar o sábado? Embora a questão específica com Jesus não seja a mesma dos eventos finais, é bem próxima: lei humana versus a lei de Deus – e, em ambos os casos, a lei contestada gira em torno do sábado bíblico.

Que justificativas alguém poderia usar para evitar a morte por causa da lei de Deus?

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1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Alusões, imagens e símbolos. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 520, abr. maio. jun. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

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