A circuncisão

 Lições da Bíblia1:

6. Leia Êxodo 4:18-31. Como entender essa história estranha? O que aprendemos com ela?

Êxodo 4:18-31 (NAA)2: 18 Moisés voltou para Jetro, seu sogro, e lhe disse: — Deixe-me voltar aos meus irmãos que estão no Egito para ver se ainda vivem. Jetro respondeu: — Vá em paz. 19 O Senhor disse a Moisés, em Midiã: — Volte para o Egito, porque já morreram todos os que queriam matar você. 20 Então Moisés tomou a mulher e os filhos, fez com que montassem num jumento e voltou para a terra do Egito. Moisés levava na mão o bordão de Deus. 21 O Senhor disse a Moisés: — Quando você voltar ao Egito, trate de fazer diante de Faraó todos os milagres que pus em sua mão. Mas eu vou endurecer o coração de Faraó, para que não deixe o povo ir. 22 Diga a Faraó: Assim diz o Senhor: “Israel é meu filho, meu primogênito. 23 E eu digo a você: deixe o meu filho ir, para que me adore; mas, se você não quiser deixá-lo ir, eis que eu matarei seu filho, seu primogênito.” 24 Estando Moisés no caminho, numa estalagem, o Senhor o encontrou e quis matá-lo. 25 Então Zípora pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e com ele tocou os pés de Moisés. E lhe disse: — Sem dúvida, você é para mim um marido de sangue. 26 Assim, o Senhor o deixou. Ela disse “marido de sangue” por causa da circuncisão. 27 O Senhor disse a Arão: — Vá encontrar-se com Moisés, no deserto. Ele foi e, encontrando-o no monte de Deus, o beijou. 28 Moisés relatou a Arão todas as palavras do Senhor, com as quais o havia enviado, e todos os sinais que lhe havia mandado realizar. 29 Então Moisés e Arão foram e reuniram todos os anciãos dos filhos de Israel. 30 Arão falou todas as palavras que o Senhor tinha dito a Moisés, e este fez os sinais diante do povo. 31 E o povo creu. E, quando ouviram que o Senhor havia visitado os filhos de Israel e visto a aflição deles, inclinaram-se e adoraram.

Muitas pessoas ficam chocadas ao lerem que, depois que Moisés obedeceu a Deus e começou sua jornada de volta ao Egito, o Senhor “procurou matá-lo” (Êx 4:24, NVI). Pelo contexto da história, fica claro que a questão era a circuncisão. O filho mais novo de Moisés não havia sido circuncidado, como exigia a aliança com Abraão (Gn 17:10, 11).

Moisés, como líder do povo de Deus, precisava mostrar sua perfeita submissão e obediência ao Senhor, a fim de ser qualificado para levar outros a ser obedientes. Ele tinha que ser um modelo de entrega completa a Deus. Sua esposa Zípora era uma mulher de ação e circuncidou seu filho para salvar a vida de seu marido. Ela tocou em Moisés com o prepúcio cheio de sangue, e esse sangue representa expiação, vida e confirmação da aliança. O fato de que a circuncisão tinha sido feita rapidamente aumentou o drama da situação.

Podemos aprender uma lição importante com esse episódio: jamais devemos deixar de fazer o que sabemos ser correto.

“No caminho, quando vinha de Midiã, Moisés recebeu uma advertência assustadora e terrível do desagrado do Senhor. Um anjo apareceu-lhe de maneira ameaçadora, como se fosse destruí-lo imediatamente. Nenhuma explicação havia sido dada. No entanto, Moisés se lembrou de que havia desatendido a uma das ordens de Deus; […] negligenciara efetuar o rito da circuncisão em seu filho mais novo. Deixara de satisfazer a condição pela qual seu filho poderia ter direito às bênçãos da aliança de Deus com Israel, e tal negligência por parte do dirigente escolhido de Israel diminuiria a força dos preceitos divinos sobre o povo.

“Zípora, temendo que seu marido fosse morto, realizou ela mesma o rito, e então o anjo permitiu que Moisés prosseguisse com a jornada. Em sua missão diante do Faraó, Moisés seria colocado em posição de grande perigo; sua vida só poderia ser preservada pela proteção de santos anjos. No entanto, enquanto vivesse negligenciando um dever conhecido, não estaria livre de perigo, pois não poderia estar protegido pelos anjos de Deus” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 213).

Você tem negligenciado algo que deveria fazer? O que essa história lhe diz a respeito dessa questão? Quais mudanças você precisa fazer neste exato momento?

Quinta-feira, 10 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras de engajamento

Os últimos dias

Corações duros