Moisés: como Deus sobre o Faraó

 Lições da Bíblia1:

Leia Êxodo 6:28-30; 7:1-7. Como o Senhor lidou com as objeções de Moisés?

Êxodo 6:28-30 (NAA)2:  28 No dia em que o Senhor falou a Moisés na terra do Egito, 29 o Senhor disse a Moisés: — Eu sou o Senhor; diga a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu digo a você. 30 Porém Moisés respondeu na presença do Senhor: — Eu não sei falar bem. Como é que Faraó vai me ouvir?

Êxodo 7:1-7 (NAA)2: 1 Então o Senhor disse a Moisés: — Veja, eu o constituí como Deus sobre Faraó, e o seu irmão Arão será o seu profeta. Você falará tudo o que eu lhe ordenar e Arão, seu irmão, falará a Faraó, para que deixe sair da sua terra os filhos de Israel. 3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. 4 Faraó não vai ouvir vocês; e eu porei a mão sobre o Egito e farei sair os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes manifestações de juízo. 5 Os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a mão sobre o Egito e tirar do meio deles os filhos de Israel. 6 Assim fizeram Moisés e Arão; como o Senhor lhes havia ordenado, assim fizeram. 7 Moisés tinha oitenta anos, e Arão, oitenta e três, quando falaram com Faraó.

Deus Se apresentou a Moisés como Yahweh, o que significa que Ele é o Deus pessoal e próximo de Seu povo, o Deus que entrou em aliança com o povo.

Esse Deus imanente, que está presente conosco, ordenou novamente a Moisés que falasse com o Faraó. Com falta de autoconfiança, Moisés mais uma vez apresentou uma objeção: “Como é que Faraó vai me ouvir?” (Êx 6:30). Aqui, vemos não apenas a humildade de Moisés, mas também seu desejo de fugir de uma tarefa que, até então, não havia sido bem-sucedida.

“Quando Deus ordenou que Moisés voltasse ao Faraó, o líder hebreu revelou desconfiança de si mesmo. A expressão aral sephatayim (literalmente, ‘lábios incircuncisos’), usada para expressar a falta de habilidade de comunicação de Moisés (Êx 6:12, 30), é semelhante à encontrada em Êxodo 4:10: ‘pesado de boca’” (Comentário Bíblico Andrews, v. 1: Gênesis a Ester [CPB, 2024], p. 227).

Em Sua misericórdia, Deus providenciou Arão para ajudar Moisés. O líder de Israel falaria com Arão, que então se dirigiria publicamente ao Faraó. Moisés desempenharia o papel de “Deus” diante do rei egípcio, e Arão seria seu “profeta”.

Esse relato apresenta uma excelente definição do que é um profeta: um porta-voz de Deus, que transmite e interpreta Sua palavra ao povo. Assim como Moisés falou a Arão, que então anunciou ao Faraó, Deus Se comunica com um profeta, que proclama Seus ensinamentos ao povo. Isso pode ocorrer pessoalmente, de viva voz, ou, como era mais frequente, o profeta recebia a mensagem e a registrava por escrito.

Deus também advertiu a Moisés que os encontros com o Faraó seriam confrontos tensos e prolongados. Pela segunda vez, Deus destacou que o Faraó seria obstinado e que Ele mesmo endureceria o coração do rei (Êx 4:21; 7:3). O resultado, contudo, seria positivo, pois Deus afirmou: “Os egípcios saberão que Eu sou o Senhor” (Êx 7:5). Em meio ao caos, Deus seria glorificado.

Moisés ficou sem desculpas para não cumprir o que Deus o havia chamado a fazer. Que desculpas usamos para escapar do que o Senhor deseja que façamos?

Quinta-feira, 17 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras de engajamento

Um anjo atrasado

Amor e justiça