O “Eu” divino
Lições da Bíblia1:
Pobre Moisés! Foi criticado pelo Faraó e, depois, seu povo quase o amaldiçoou.
Diante disso, Moisés se queixou: “Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em Teu nome, ele tem maltratado este povo; e Tu nada fizeste para livrar o Teu povo” (Êx 5:22, 23). Moisés ficou descontente com Deus e, nessas circunstâncias, isso é compreensível.
A resposta de Deus, porém, foi poderosa. Ele prometeu agir de forma decisiva: “Agora você verá o que vou fazer a Faraó” (Êx 6:1).
4. Leia Êxodo 5:22, 23; 6:1-8. Qual foi a resposta de Deus a Moisés? Quais importantes verdades teológicas são reveladas nesse texto?
Êxodo 5:22, 23 (NAA)2: 22 Então Moisés, voltando-se ao Senhor, disse: — Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? 23 Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu nada fizeste para livrar o teu povo.
Êxodo 6:1-8 (NAA)2: 1 Então o Senhor disse a Moisés: — Agora você verá o que vou fazer a Faraó, pois, por mão poderosa, os deixará ir e, por mão poderosa, os expulsará da sua terra. Deus promete livrar o seu povo 2 Deus falou a Moisés e lhe disse: — Eu sou o Senhor. 3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, O Senhor, não lhes fui conhecido. 4 Também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra em que viveram como estrangeiros. 5 Eu também ouvi os gemidos dos filhos de Israel, os quais os egípcios escravizam, e me lembrei da minha aliança. 6 Portanto, diga aos filhos de Israel: “Eu sou o Senhor. Vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito, vou livrá-los da escravidão, vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo. 7 Eu os tomarei por meu povo e serei o seu Deus; e vocês saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tiro dos trabalhos pesados no Egito. 8 Eu os levarei para a terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; darei essa terra a vocês como herança. Eu sou o Senhor.”
Em vez de apenas falar, Deus agora interviria poderosamente em favor de Seu povo. Ele lembrou Moisés de alguns fatos importantes: (1) “Eu sou o Senhor”; (2) “apareci” aos patriarcas; (3) “estabeleci a Minha aliança com eles”; (4) prometi “dar-lhes a terra de Canaã”; (5) “ouvi os gemidos dos filhos de Israel”; e (6) “Me lembrei da Minha aliança” de dar a vocês a terra prometida (Êx 6:2-5).
Observe a repetição do pronome “Eu”. Deus estava dizendo, em outras palavras: “Eu sou o Senhor. Fiz determinadas coisas no passado e, portanto, vocês podem confiar que, no futuro, farei por vocês tudo o que prometi.”
O Senhor disse que faria quatro grandes coisas por Israel, porque Ele é o Deus vivo: (1) “vou tirá-los dos trabalhos pesados no Egito”; (2) “vou livrálos da escravidão”; (3) “vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo”; e (4) “Eu os tomarei por Meu povo e serei o seu Deus” (Êx 6:6, 7).
Essas quatro ações garantem e restabelecem o relacionamento de Deus com Seu povo. É o Senhor que realiza essas ações, e os israelitas recebem esses benefícios. Deus ofereceu essas dádivas por amor aos israelitas e faz isso por nós.
Pense em personagens que se queixaram diante de Deus – e com boas razões. É errado derramar o coração e reclamar de alguma situação? Por que, no entanto, devemos sempre fazer isso com fé e confiança?
Terça-feira, 15 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.