O povo oprimido e o nascimento de Moisés - Estudo adicional

 Lições da Bíblia1:

Leia, de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 201-209 (“Moisés”).

O texto bíblico afirma que as “parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram o que o rei do Egito lhes havia ordenado; pelo contrário, deixaram viver os meninos” (Êx 1:17). Ellen G. White comenta sobre a fidelidade das parteiras e a esperança messiânica: “Foram dadas ordens às parteiras, cujo trabalho permitia o cumprimento desse mandado, para que destruíssem as crianças hebreias do sexo masculino assim que nascessem. Satanás foi o instigador disso. Sabia que um libertador se levantaria entre os israelitas; e, levando o rei a destruir seus filhos, esperava frustrar o propósito divino. No entanto, aquelas mulheres temiam a Deus e não ousaram executar a cruel determinação. O Senhor aprovou o procedimento delas e as fez prosperar” (Patriarcas e Profetas [CPB, 2022], p. 202).

A boa notícia em tudo isso é que, apesar dos planos de Satanás, Deus triunfou e usou pessoas fiéis para frustrar o inimigo. Nós vivemos no território de nosso inimigo, a quem Jesus chamou de “príncipe do mundo” (Jo 14:30; NAA) ou “governante deste mundo” (NVT; ver Ef 2:2). Satanás usurpou essa posição de Adão, mas Jesus Cristo o derrotou em Sua vida e em Sua morte na cruz (Mt 4:1-11; Jo 19:30; Hb 2:14). Embora Satanás ainda esteja vivo e ativo, como fica claro na tentativa de matar aquelas crianças, sua destruição está garantida (Jo 12:31; 16:11; Ap 20:9, 10, 14). A grande notícia é que as dificuldades da vida podem ser superadas pela graça de Deus (Fp 4:13). Essa graça é nossa única esperança.

Perguntas para consideração

1. Por que Deus permitiu que os hebreus vivessem no Egito e fossem oprimidos? Por que demorou tanto para intervir em favor deles? Lembre-se também de que cada pessoa sofre apenas durante o período de sua própria vida. Portanto, o tempo de sofrimento da nação foi longo, mas cada pessoa sofreu apenas durante sua breve existência. Por que fazer essa distinção é importante quando tentamos entender o sofrimento humano em geral?

2. Pense sobre como Deus foi capaz de usar o ato impetuoso de Moisés de matar o egípcio. Suponha que ele não tivesse cometido aquele erro. Isso significaria que os hebreus não teriam escapado do Egito? Explique seu raciocínio.

Sexta-feira, 04 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Amor e justiça

Regras de engajamento