Quem é o Senhor?

 Lições da Bíblia1:

Seguindo a ordem de Deus, Moisés foi até o Faraó para iniciar o processo de libertação, no qual tiraria “do Egito o [Seu] povo, os filhos de Israel” (Êx 3:10).

1. Deus ordenou: “Deixe o Meu povo ir.” Qual foi a resposta do Faraó e o que podemos aprender com isso? Êx 5:1, 2

Êx 5:1, 2 (NAA): 1 Depois Moisés e Arão foram e disseram a Faraó: — Assim diz o Senhor, Deus de Israel: “Deixe o meu povo ir, para que me celebre uma festa no deserto.” 2 Faraó respondeu: — Quem é o Senhor para que eu ouça a sua voz e deixe Israel ir? Não conheço o Senhor e não deixarei Israel ir.

“Quem é o Senhor […]?”, perguntou o Faraó, não com o desejo de conhecê-Lo, mas como um ato de desafio ou até mesmo de negação de Deus, a quem ele admitia não conhecer, quase como se orgulhando disso.

Quantas pessoas ao longo da história não fizeram o mesmo questionamento? Isso é trágico, pois, como Jesus disse: “A vida eterna é esta: que conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3).

O Egito, tendo o Faraó como seu rei, representa um poder que nega a presença e a autoridade de Deus, que se opõe a Deus, à Sua Palavra e ao Seu povo.

Faraó disse: “Não deixarei Israel ir”, revelando sua rebelião contra Deus, destacando o Egito como símbolo de um sistema que nega a Deus e luta contra Ele.

Não é surpreendente que muitos cristãos tenham visto essa mesma atitude repetida, milênios depois, na Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799 (ver Is 30:1-3; Ap 11:8). O Faraó se considerava um deus ou o filho de um deus – uma referência clara à crença em seu poder, força e inteligência supremos.

“De todas as nações apresentadas na história bíblica, o Egito, de maneira mais ousada, negou a existência do Deus vivo e resistiu aos Seus preceitos. Nenhum monarca se atreveu a se rebelar de forma mais aberta e arrogante contra a autoridade do Céu do que o rei do Egito. […] Isso é ateísmo; e a nação representada pelo Egito [ou seja, a França] expressaria igual negação às reivindicações do Deus vivo, manifestando idêntico espírito de incredulidade e desafio” (Ellen G. White, O Grande Conflito [CPB, 2021], p. 229).

Se alguém lhe perguntasse: “Você conhece o Senhor?”, como você responderia? Se a resposta for sim, como você descreveria quem Ele é, e por quê?

Domingo, 13 de julho de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os últimos dias

Corações duros

Amor e justiça