A consagração do primogênito
Lições da Bíblia1:
O tempo prometido de redenção e libertação estava prestes a chegar. O povo precisava estar preparado. Ele precisava não apenas crer, mas agir de acordo com essas crenças. Deus havia dito a ele o que fazer; e, então, pela fé, deveria entrar em ação. Embora em um contexto diferente do que Tiago escreveu mais tarde, o princípio se encaixa muito bem: “Seu tolo, você quer ter certeza de que a fé sem as obras é inútil?” (Tg 2:20).
2. Leia Êxodo 13:1-16. Os primogênitos israelitas foram poupados, pela graça de Deus, durante a praga final. Por que o Senhor deu essa ordem e o que ela significa para nós hoje?
Êxodo 13:1-16 (NAA)2: 1 O Senhor disse a Moisés: 2— Consagre-me todo primogênito. Todo o primeiro que sair do ventre de sua mãe entre os israelitas, tanto de homens como de animais, é meu. 3 Moisés disse ao povo: — Lembrem-se deste dia, o dia em que vocês saíram do Egito, da casa da servidão; pois com mão forte o Senhor os tirou de lá; portanto, não comam pão feito com fermento. 4 Hoje, mês de abibe, vocês estão saindo do Egito. 5 Quando o Senhor os tiver introduzido na terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus, terra que o Senhor jurou a seus pais que daria a vocês, terra que mana leite e mel, vocês observarão este rito neste mês. 6 Durante sete dias vocês comerão pães sem fermento; e no sétimo dia haverá solenidade ao Senhor. 7 Durante sete dias vocês comerão pães sem fermento. Nada que tenha sido levedado se encontrará entre vocês nem ainda fermento será encontrado em todo o seu território. 8 — Naquele mesmo dia, vocês dirão a seus filhos: “Isto é pelo que o Senhor nos fez, quando saímos do Egito.” 9 E será como sinal na mão de vocês e por memorial entre os seus olhos, para que a lei do Senhor esteja na sua boca; pois com mão forte o Senhor os tirou do Egito. 10 Portanto, guardem esta ordenança no tempo determinado, de ano em ano. A separação dos primogênitos 11— Quando o Senhor os tiver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a vocês e aos seus pais, quando ele lhes tiver dado essa terra, 12 vocês deverão separar para o Senhor todo primeiro filho homem que nascer e todo primogênito dos seus animais; os filhos e filhotes machos serão do Senhor. 13 Porém todo primogênito da jumenta vocês poderão resgatar com um cordeiro; se não o resgatarem, deverá ser desnucado; mas vocês resgatarão todo primogênito do homem entre os seus filhos. 14 — Se no futuro o seu filho perguntar: “O que significa isso?”, você responderá: “O Senhor com mão forte nos tirou da casa da servidão. 15 Pois aconteceu que, endurecendo-se Faraó para não nos deixar sair, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso, sacrificamos ao Senhor todo primeiro filhote macho. Mas a todo primogênito de nossos filhos nós resgatamos.” 16 E isto será como sinal nas suas mãos e por frontais entre os seus olhos; porque o Senhor com mão forte nos tirou do Egito.
Deus misericordiosamente preservou as famílias israelitas que estavam sob o sangue porque, pela fé, elas marcaram as ombreiras de suas portas. Novas orientações vieram do Senhor por meio de Moisés: “Consagre-Me todo primogênito” (Êx 13:2). Essa legislação era válida tanto para seres humanos quanto para animais.
Um princípio por trás dessa instrução é que tudo pertence a Deus porque Ele é nosso Criador e o Dono de tudo: “Ao Senhor pertence a Terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam”(Sl 24:1). “Minha é a prata, Meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos”(Ag 2:8). Os filhos primogênitos dos israelitas eram as primícias das bênçãos de Deus, que Ele lhes havia concedido. Também eram um sinal de consagração total ao Senhor e da compreensão de que tudo o que possuíam vinha somente Dele.
Além disso, encontramos a ideia de redenção ou salvação. Os filhos primogênitos foram poupados da morte porque foram cobertos pelo sangue. Eles foram redimidos da morte, assim como todos os que estão sob o sangue de Cristo. Paulo escreveu sobre Jesus: “Em quem temos a redenção, a remissão dos pecados”(Cl 1:14).
Deus apresentou regulamentos sobre como essa dedicação deveria ocorrer, celebrando a libertação da escravidão egípcia. Os israelitas deveriam sacrificar os animais, mas seus filhos deveriam ser resgatados (Êx 13:12, 13, 15).
Êxodo 13:16 diz que esse acontecimento seria como sinal nas mãos e frontais entre os olhos. Como isso simboliza a importante verdade espiritual de que, independentemente de quanta fé temos, devemos agir de acordo com essa fé?
Segunda-feira, 04 de agosto de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.