A travessia do Mar Vermelho

 Lições da Bíblia1:

“Moisés, porém, respondeu ao povo: – Não tenham medo; fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes fará no dia de hoje, porque vocês nunca mais verão esses egípcios que hoje vocês estão vendo. O Senhor lutará por vocês; fiquem calmos” (Êx 14:13, 14).

Leituras da semana: Êx 12:31-36; Tg 2:17-20; Êx 13; 14; hb 11:22; Êx 15:1-21; Ap 15:2-4

O êxodo é a experiência mais impressionante e gloriosa do povo de Deus no AT. Esse evento é o modelo de como Deus derrotou os inimigos dos hebreus e os levou vitoriosamente para a terra prometida. É também símbolo da salvação e redenção em Cristo.

Do ponto de vista humano, os filhos de Israel estavam em situação desesperadora, e até mesmo impossível: eles não podiam se salvar por si mesmos. Se fossem libertados, teria que ser por um ato divino. O mesmo acontece em nossa condição em relação ao pecado: por nós mesmos, não temos esperança. Precisamos de algo ainda mais espetacular do que o êxodo. E nós temos: a cruz de Cristo e o que Ele fez por nós.

Os acontecimentos são extraordinários e de tirar o fôlego – desde a partida de Israel do Egito (Êx 12) até o cântico de Moisés (Êx 15). Os sinais, maravilhas e obras redentivas de Deus, relatadas em Êxodo, são o auge da história de Israel.

Ainda assim, mesmo esses eventos não se comparam com o que Cristo fez por nós na cruz, do qual o drama do êxodo foi um mero prenúncio.

Sábado, 02 de agosto de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras de engajamento

Um anjo atrasado

Amor e justiça