Vivendo a lei

 Lições da Bíblia1:

“Então o Senhor disse a Moisés: – Assim você dirá aos filhos de Israel: ‘Vocês viram que dos céus Eu lhes falei. Não façam deuses de prata ao lado de Mim, nem façam para vocês deuses de ouro’” (Êx 20:22, 23).

Leituras da semana: Êx 21:1-32; 22:16-31; 23; 2Rs 19:35; Mt 5:38-48; Rm 12:19; Mt 16:27

Deus desejava que Seu povo fosse diferente das nações vizinhas. Queria que fosse estabelecido como uma consagrada comunidade de fé sob Sua liderança e autoridade. Todos estariam sujeitos à Sua lei. Os juízes seriam nomeados como administradores da lei, e os sacerdotes deviam ensiná-la. Os pais também teriam papel essencial.

Em qualquer cultura, as leis revelam os ideais, objetivos e caráter do legislador. Por exemplo, quando o Faraó ordenou que os meninos hebreus recém-nascidos fossem mortos, essa lei revelou que ele era maligno. Por outro lado, se um governante decretasse que os jovens de 18 anos deviam receber educação superior gratuita, muitos considerariam isso evidência de sua generosidade e de seu desejo de que o povo prosperasse.

A lei de Deus revela quem Ele é, ou seja, Sua bondade, amor, valores, retidão e Suas restrições contra o mal. Assim como a lei é santa e justa, Deus também o é. Ao criar condições para uma vida mais plena, a lei também ajuda a nos proteger de perigos e infortúnios. O respeito a Deus, ao próximo e aos valores da vida eram a base de Seu sistema legislativo.

Sábado, 23 de agosto de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do Êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regras de engajamento

Um anjo atrasado

Amor e justiça