Cheios do Espírito de Deus

 Lições da Bíblia1:

O Senhor instruiu Moisés sobre cada detalhe na preparação para as cerimônias do tabernáculo. Os sacerdotes deveriam usar vestes apropriadas, mas o sumo sacerdote usava uma estola especial, que continha os nomes dos filhos de Israel. Ele também usava um peitoral, que continha o Urim e o Tumim, e deveria estar em seu coração (Êx 28). Todos os sacerdotes deveriam ser consagrados (Êx 29). Outros itens a serem cuidadosamente preparados eram o altar de incenso, a bacia, o óleo de unção e o incenso (Êx 30).

Leia Êxodo 31. Que assistência especial foi dada por Deus para que todos os detalhes do tabernáculo fossem preparados e construídos de forma bela e adequada?

Êxodo 31 (NAA)2: 1 O Senhor disse mais a Moisés: 2 — Eis que chamei pelo nome Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, 3 o enchi do Espírito de Deusde habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, 4 para elaborar desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze, 5 para lapidação de pedras de engaste, para entalho de madeira, para todo tipo de trabalho artesanal. 6 Escolhi Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, para trabalhar com eleTambém dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado: 7 a tenda do encontro, a arca do testemunho, o propiciatório que está por cima dela e todos os pertences da tenda; 8 a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios e o altar do incenso; 9 o altar do holocausto com todos os seus utensílios e a bacia com o seu suporte; 10 as vestes finamente tecidas, as vestes sagradas do sacerdote Arão e as vestes de seus filhos, para servirem como sacerdotes; 11 o óleo da unção e o incenso aromático para o santuário; eles farão tudo segundo tenho ordenado. 12 Disse mais o Senhor a Moisés: 13 — Fale aos filhos de Israel e diga-lhes o seguinte: “Certamente vocês guardarão os meus sábados, pois é sinal entre mim e vocês de geração em geração, para que vocês saibam que eu sou o Senhor, que os santifica. 14 Portanto, guardem o sábado, porque é santo para vocês. Aquele que o profanar morrerá; quem nesse dia fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. 15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; quem fizer alguma obra no dia do sábado morrerá. 16 Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua de geração em geração. 17 Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, o Senhor fez os céus e a terra e, no sétimo dia, descansou e tomou alento.” 18 Quando o Senhor acabou de falar com Moisés no monte Sinai, deu a ele as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Pela primeira vez nas Escrituras lemos que Deus encheria alguém com Seu Espírito. O que isso significa? Bezalel foi capacitado para realizar uma obra artística no tabernáculo. Ele foi “enchido”, ou seja, capacitado com novas habilidades, entendimento e conhecimento sobre o trabalho necessário. Além disso, Deus deu a Aoliabe e muitos outros artesãos o mesmo Espírito para auxiliar nessa tarefa.

No meio de toda essa criatividade, o sábado é apresentado como sinal de que Deus santifica os fiéis. Isso significa que a observância do quarto mandamento está associada à santificação. Deus disse: “Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica” (Ez 20:12).

O sábado é um lembrete de que o Senhor não é apenas nosso Criador (Gn 2:2, 3), Redentor e Deus (Dt 5:15; Mc 2:27, 28), mas também é santo. Ele transforma as pessoas por Sua presença. Por meio de Seu Espírito e de Sua Palavra, crescemos para refletir um caráter de amor, bondade, altruísmo e perdão.

A maior dádiva que Deus deu a Moisés foi o Decálogo (Êx 31:18). Ele próprio escreveu e deu as duas tábuas de pedra com os dez preceitos (Êx 31:18; Dt 9:9-11). Essas tábuas deveriam ser colocadas no lugar santíssimo, dentro da arca da aliança, que estava sob o propiciatório (Êx 25:21).

A palavra “propiciatório” traduz um termo hebraico que significa literalmente “lugar de expiação”. Por que o propiciatório estava acima da lei de Deus? Isso nos traz esperança?

Quinta-feira, 04 de setembro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça