Intercessão

Lições da Bíblia1:

6. Até que ponto Moisés chegou em sua oração intercessória pelos pecadores? Êx 32:30-32

Êx 32:30-32 (NAA)2: 30 No dia seguinte, Moisés disse ao povo: — Vocês cometeram um grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; talvez eu possa fazer propiciação pelo pecado de vocês. 31 Moisés voltou ao Senhor e disse: — Ah! O povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. 32 Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, peço-te que me risques do livro que escreveste.

Por causa da rebelião do povo de Israel, coisas terríveis aconteceram no acampamento, incluindo a morte de muitas pessoas (Êx 32:28). No dia seguinte, Moisés declarou ao povo: “Vocês cometeram um grande pecado. Agora, porém, subirei ao Senhor; talvez eu possa fazer propiciação pelo pecado de vocês” (Êx 32:30).

“Moisés voltou ao Senhor e disse: – Ah! O povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, peço-Te que me risques do livro que escreveste” (Êx 32:31, 32).

Não é de admirar que Moisés seja um tipo ou símbolo de Cristo! Por causa de sua oração intercessória pelos pecadores e sua disposição em oferecer sua vida por eles, ele refletiu o que Cristo faria por todos nós. Que compaixão exemplar pelos transgressores! Ele demonstrou dedicação total ao Senhor e a Seu amor sacrifical pelas pessoas. O livro de Êxodo não declara quanto tempo Moisés ficou com o Senhor no monte dessa vez, mas Deuteronômio revela que ele esteve no Sinai por 40 dias (ver Dt 9:18).

Em Êxodo 32:32, a palavra traduzida como “perdoar” também significa “carregar” ou “tomar sobre”. Isaías 53:4 aplica o mesmo verbo a Jesus: “Certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades.” Que revelação poderosa sobre o processo de salvação e perdão e o que custou a Deus nos salvar!

Moisés estava pedindo ao Senhor que “tomasse sobre Si” o pecado do povo – exatamente o que Ele faria na cruz muitos séculos depois. Êxodo 32:32 não só apresenta a ideia de expiação substitutiva, mas também explica quem é o Substituto: o próprio Deus.

Esse texto revela como podemos obter o perdão. Deus, em Cristo, levou sobre Si nossos pecados, e essa é a única maneira pela qual poderíamos ser perdoados. Essa é uma expressão poderosa do plano da salvação e uma demonstração para nós e para o Universo do que custou a Deus nos salvar.

Moisés pediu a Deus que tomasse sobre Si os pecados do povo, e, depois, em Cristo, Ele fez exatamente isso. Como podemos direcionar nossa mente para meditar nessa verdade extraordinária? O que ela nos diz sobre o amor de Deus pela humanidade caída?

Quinta-feira, 11 de setembro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça