Para que eu Te conheça
Lições da Bíblia1:
Leia Êxodo 33:12-17. O que Moisés pediu que o Senhor lhe fizesse saber? Por que ele implorou a presença de Deus para guiá-los?
Êxodo 33:12-17 (NAA)2: 12 Moisés disse ao Senhor: — Eis que me dizes para conduzir este povo, mas não me disseste quem enviarás comigo. Disseste: “Eu conheço você pelo nome e você alcançou favor diante de mim.” 13 Agora, se alcancei favor diante de ti, peço que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e obtenha favor diante de ti; e lembra-te que esta nação é teu povo. 14 Deus respondeu: — A minha presença irá com você, e eu lhe darei descanso. 15 Então Moisés disse: — Se a tua presença não for comigo, não nos faças sair deste lugar. 16 Pois como se poderá saber que alcançamos favor diante de ti, eu e o teu povo? Será que não é o fato de andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? 17 O Senhor disse a Moisés: — Farei também isto que você falou, porque você alcançou favor diante de mim, e eu o conheço pelo nome.
O crescimento de Moisés no Senhor era constante. Ele se aproximava cada vez mais do Senhor e procurava imitar a imagem de Deus. Certo dia, enquanto estava conversando com Deus na tenda do encontro, Moisés de repente percebeu que não O conhecia e fez uma oração bem específica: “Revela-me os Teus caminhos para que eu Te conheça” (Êx 33:13, NVI). Moisés entendia que necessitava conhecer a Deus em um novo nível. Ele descobriu que quanto mais conhecia o Senhor, menos O conhecia. Ele reconheceu sua necessidade e desejou de todo o coração conhecê-Lo melhor. Deus concedeu o desejo de Moisés.
Observamos que Moisés era atraído para um relacionamento mais profundo com o Senhor e tinha uma experiência de constante crescimento espiritual. Primeiro, Moisés “subiu [o monte] para encontrar-se com Deus”. Então foi “para o alto do monte” e depois se aproximou da “nuvem escura onde Deus estava” (Êx 19:3, 20; 20:21).
Em outra ocasião, ele entrou “pelo meio da nuvem” onde Deus estava e ficou com o Senhor 40 dias e 40 noites (Êx 24:18). Nesse período, Deus deu a Moisés duas dádivas preciosas: (1) o Decálogo, escrito por Deus em duas tábuas de pedra, esculpidas por Ele (Êx 24:12), e (2) as instruções sobre como construir e mobiliar o tabernáculo (Êx 25 a 31).
Então Moisés passou outros 40 dias e 40 noites com o Senhor, intercedendo pelos pecadores (Êx 32:30-32; Dt 9:18).
Depois de tudo isso, Moisés ainda quis conhecer o caráter de Deus mais claramente, e o Senhor logo lhe deu percepções especiais de quem Ele é. Esse conhecimento que Moisés queria não era mera compreensão intelectual de Deus, mas um conhecimento de Sua Pessoa adquirido pelo relacionamento.
Não é de admirar que Jesus tenha dito: “E a vida eterna é esta: que conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3). Haveria melhor maneira de Deus Se fazer conhecido aos seres humanos do que Se tornar um Ser humano?
Você conhece a Deus ou apenas tem informações sobre Ele? Qual é a diferença crucial entre essas duas coisas?
Segunda-feira, 15 de setembro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.