Peço que me mostres a Tua glória

 Lições da Bíblia1:

Após a apostasia do bezerro de ouro, Moisés clamou pelo povo, pois queria ter certeza de que Deus continuaria a guiá-lo para a terra prometida. Ele também queria conhecer mais o Senhor.

3. Como Deus respondeu ao pedido para que mostrasse Sua glória? Êx 33:18-23

Êx 33:18-23 (NAA)2: 18 Então Moisés disse: — Peço que me mostres a tua glória. 19 O Senhor respondeu: — Farei passar toda a minha bondade diante de você e lhe proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer. 20 E acrescentou: — Você não poderá ver a minha face, porque ninguém verá a minha face e viverá. 21 Disse mais o Senhor: — Eis aqui um lugar perto de mim, onde você ficará sobre a rocha. 22 Quando a minha glória passar, eu porei você numa fenda da rocha e o cobrirei com a mão, até que eu tenha passado. 23 Depois, quando eu tirar a mão, você me verá pelas costas; mas a minha face ninguém verá.

Moisés pediu: “Peço que me mostres a Tua glória”. O Senhor revelou Sua glória. No entanto, ao responder ao pedido de Moisés, Deus prometeu mostrar-lhe Sua “bondade” (Êx 33:18, 19). A glória de Deus é Sua bondade, ou seja, Seu caráter (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 367; Parábolas de Jesus, p. 244, 245; Profetas e Reis, p. 184).

“Para Deus, a glória é conceder Sua virtude aos Seus filhos. Ele deseja ver homens e mulheres alcançarem o mais elevado padrão” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos [CPB, 2021], p. 338). A glória de Deus é envolver pecadores arrependidos em Seus braços (Profetas e Reis [CPB, 2021], p. 390) e prover tudo o que é necessário para a transformação deles. Ao mesmo tempo, nossa “glória” é revelar Seu caráter e torná-lo conhecido aos outros.

Esse reflexo do caráter de Deus, de Sua misericórdia e terno amor deve ser visto em nossas ações. Assim, temos a oportunidade de ser não apenas bênção para o mundo, mas luz que brilha diante do Universo que nos observa. Paulo afirmou: “Parece que Deus pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o Universo, tanto para os anjos como para os homens” (1Co 4:9, NVI). Essa dimensão cósmica dá à nossa vida e serviço significado e propósito que mal conseguimos imaginar.

“Será que você despreza a riqueza da bondade […] ignorando que a bondade de Deus é que leva você ao arrependimento?” (Rm 2:4). É o Espírito Santo, com a revelação da bondade e do caráter de Deus, que convence as pessoas de sua pecaminosidade e necessidade de salvação. Quando olhamos para a cruz e compreendemos quem estava lá (o próprio Senhor) e porque Ele estava lá (porque nos amou, e morrer por nós era a única maneira de nos salvar), recebemos a maior revelação possível de Sua bondade e caráter. 

Quanto tempo você dedica diariamente a refletir sobre a cruz e sobre o que ela lhe diz a respeito do caráter de Deus?

Terça-feira, 16 de setembro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. O livro do êxodo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 521, jul. ago. set. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça