Além do Jordão
Lições da Bíblia1:
“Transformou o mar em terra seca; Eles atravessaram o rio a pé; ali, nos alegramos Nele” (Sl 66:6).
Tanto a travessia do Mar Vermelho quanto a do Jordão marcam uma nova era na história bíblica, e ambas possuem um significado muito importante (ver Sl 66:6; 114:1-7; 2Rs 2:6-15). O próprio AT liga esses dois eventos e destaca que o significado deles vai além de seus cenários originais. No Salmo 66, o salmista celebrou o ato redentor de Deus em sua vida (Sl 66:16-19), referindo-se aos exemplos históricos da travessia do Mar Vermelho e do Jordão.
O Salmo 114 também une esses dois eventos, não porque o autor não tenha visto uma diferença cronológica entre eles, mas por causa do significado teológico que as duas travessias compartilham. Ambos os eventos contribuíram para uma mudança na condição de Israel, o primeiro, da escravidão para a liberdade, e o segundo, da ausência de uma terra fixa para a formação de uma nação estabelecida. Nesses salmos, os exemplos das duas travessias ilustram que o autor estava saindo de um estado de opressão, pobreza, desamparo e humilhação e recebendo segurança, bem-estar, salvação e dignidade.
Ao ser trasladado perto do Jordão, Elias também viveu um milagre semelhante ao registrado em Josué. Para Elias, a travessia trouxe a mudança de condição mais significativa de sua vida: ele foi levado para o Céu. Para Eliseu, a mudança também era importante: o assistente do profeta (1Rs 19:21) se tornaria o profeta da nação (2Rs 2:22).
Leia Mateus 3:16, 17 e Marcos 1:9. Como esses escritores do Novo Testamento descrevem o significado simbólico e espiritual do rio Jordão?
Mateus 3:16, 17 (NAA)2: 16 Depois de batizado, Jesus logo saiu da água. E eis que os céus se abriram e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis que uma voz dos céus dizia: — Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.
Marcos 1:9 (NAA)2: Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no rio Jordão.
O ministério terrestre de Jesus, como o Representante de Israel, segue o padrão da história do antigo Israel. Jesus passou pelas experiências do “Mar Vermelho” e do “Jordão”. Ele foi chamado para fora do Egito após um decreto de morte (Mt 2:14-16), passou 40 dias no deserto (Mt 4:2), semelhantes aos 40 anos do antigo Israel, e, como uma transição de Sua vida privada para Seu ministério público, Ele foi batizado no Jordão (Mt 3:16, 17; Mc 1:9).
Mais tarde, Hebreus 3 e 4 reconhecem o significado simbólico da travessia do Jordão e apresentam a entrada em Canaã como prenúncio do “descanso da graça” em que os cristãos entram pela fé.
Quinta-feira, 16 de outubro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Lições de fé do livro de Josué.
Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 522, out. nov. dez. 2025. Adulto,
Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida.
Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed.
(Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.