Cruzando o Jordão

 Lições da Bíblia1:

1. Leia Josué 3:1-5; Números 14:41-44. Por que Deus pediu aos israelitas que se preparassem de forma especial para o que estava prestes a acontecer?

Josué 3:1-5 (NAA)2: 1 Josué se levantou de madrugada, e, tendo ele e todos os filhos de Israel partido de Sitim, vieram até o Jordão e pousaram ali antes que passassem. 2 Ao fim de três dias, os oficiais passaram pelo meio do arraial 3 e deram ordens ao povo, dizendo: — Quando vocês virem que os sacerdotes levitas estão levando a arca da aliança do Senhor, seu Deus, saiam também do lugar em que vocês estão e sigam a arca. 4 Contudo, deixem uma distância de cerca de um quilômetro entre vocês e a arca; não se aproximem dela. Dessa forma, vocês saberão o caminho pelo qual devem ir, visto que nunca antes passaram por tal caminho. 5 Josué disse ao povo: — Santifiquem-se, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vocês.

Números 14:41-44 (NAA)2: 41 Porém Moisés respondeu: — Por que vocês estão transgredindo o mandado do Senhor? Isso não prosperará. 42 Não vão, porque o Senhor não estará no meio de vocês, e vocês serão derrotados pelos seus inimigos. 43 Porque os amalequitas e os cananeus estão logo ali adiante, e vocês cairão à espada. Uma vez que se desviaram do Senhor, o Senhor não estará com vocês. 44 Contudo, eles teimaram em querer entrar na região montanhosa. No entanto, a arca da aliança do Senhor e Moisés não saíram do meio do arraial. 45 Então os amalequitas e os cananeus que habitavam na região montanhosa desceram e os atacaram, derrotando-os até Horma.

Esta é a primeira vez que a arca da aliança é mencionada no livro de Josué (Js 3:3). Até então, a arca havia aparecido no contexto do santuário (Êx 40:21), na jornada de Israel do monte Sinai (Nm 10:33-36) e na tentativa malsucedida de conquistar Canaã (Nm 14:44). A arca era o objeto mais sagrado do santuário israelita e continha três objetos, cada um expressando o relacionamento especial de Israel com Deus: (1) as tábuas dos Dez Mandamentos; (2) a vara do sumo sacerdote Arão; e (3) uma urna contendo o maná (Êx 16:33; Hb 9:4).

A arca e os preparativos para atravessar o Jordão lembraram aos israelitas de que eles não estavam entrando em Canaã da maneira e no tempo que desejavam. A conquista seria bem-sucedida apenas caso seguissem a vontade e o cronograma de Deus. O Senhor entraria em Canaã à frente dos israelitas como Aquele que iria liderar a conquista. Por isso, Ele é descrito como entronizado acima dos querubins que cobriam a arca da aliança (Êx 25:22; Nm 7:89), e Ele Se moveria à medida que a arca avançasse.

O termo traduzido como “santifiquem-se” (Js 3:5) se refere a um processo de purificação semelhante ao que os sacerdotes seguiam antes de começar seu serviço no santuário (Êx 28:41; 29:1) e ao que o povo de Israel realizou antes da revelação de Deus no Sinai (Êx 19:10, 14). Essa consagração envolvia abandonar o pecado e remover todas as impurezas rituais. A mesma ordem ocorre em Números 11:18, relacionado a um iminente milagre de Deus. Essa preparação era necessária também antes de batalhas travadas em uma guerra (Dt 23:14). Antes que Deus pudesse lutar por Israel em batalha, eles deveriam mostrar sua lealdade a Ele e confiar Nele como seu Comandante.

O milagre da travessia do Jordão iria provar aos israelitas que a promessa do Senhor de expulsar os povos da Terra Prometida era digna de confiança. Se Deus era capaz de garantir a passagem seca pelo Jordão, também poderia conceder-lhes aquele território.

Deus nem sempre abre o rio Jordão. Suas intervenções nem sempre são tão visíveis. Como podemos nos preparar espiritualmente para perceber e reconhecer as formas de Deus agir em nosso favor?

Domingo, 12 de outubro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Lições de fé do livro de Josué. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 522, out. nov. dez. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça