O Príncipe do exército do Senhor
Lições da Bíblia1:
Leia Josué 5:13-15. O que esse texto diz sobre o contexto da conquista de Canaã?
Josué 5:13-15 (NAA)2: 13 Quando Josué estava perto de Jericó, levantou os olhos e olhou; e eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada. Josué se aproximou dele e perguntou: — Você é dos nossos ou dos nossos adversários? 14 Ele respondeu: — Não sou nem uma coisa nem outra. Sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então Josué se prostrou com o rosto em terra e o adorou. E lhe disse: — Que diz meu senhor ao seu servo? 15 O príncipe do exército do Senhor respondeu a Josué: — Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é santo. E Josué fez assim.
Israel havia acabado de cruzar o rio Jordão e pisar no território do inimigo. Diante deles estava a fortaleza de Jericó, com seus portões completamente fechados (Js 6:1). Naquele momento, o povo não tinha conhecimento de nenhuma estratégia de guerra. Mais preocupante ainda era o fato de que Israel contava apenas com armas rudimentares como fundas, lanças e flechas para enfrentar uma cidade fortificada, preparada para resistir a um longo cerco.
As perguntas de Josué sobre a identidade do estranho visitante receberam uma resposta um tanto enigmática: “Não sou nem uma coisa nem outra” (Js 5:14). A resposta do visitante revela que Ele não estava disposto a Se encaixar nas categorias definidas por Josué. Em outras palavras, a verdadeira questão não era se Ele estava do lado de Josué, e sim se Josué estava do lado Dele.
2. Compare Josué 5:14, 15 com 2 Reis 6:8-17; Neemias 9:6 e Isaías 37:16. Quem é o Príncipe do exército do Senhor?
Josué 5:14, 15 (NAA)2: 14 Ele respondeu: — Não sou nem uma coisa nem outra. Sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então Josué se prostrou com o rosto em terra e o adorou. E lhe disse: — Que diz meu senhor ao seu servo? 15 O príncipe do exército do Senhor respondeu a Josué: — Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é santo. E Josué fez assim.
2 Reis 6:8-17 (NAA)2: 8 O rei da Síria estava em guerra contra Israel. E, em conselho com os seus oficiais, disse: — Em tal e tal lugar estará o meu acampamento. 9 Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: — Evite passar por tal lugar, porque os sírios estão descendo para ali. 10 O rei de Israel enviou tropas ao lugar de que o homem de Deus lhe havia falado e de que o tinha avisado, e, assim, se salvou mais do que uma ou duas vezes. 11 O rei da Síria ficou angustiado com este incidente. Então chamou os seus servos e perguntou: — Vocês não vão me dizer quem dos nossos está do lado do rei de Israel? 12 Um dos servos respondeu: — Ninguém, ó rei, meu senhor. Mas o profeta Eliseu, que está em Israel, conta ao rei de Israel as palavras que o senhor fala no seu quarto de dormir. 13 Então o rei disse: — Vão e descubram onde ele está, para que eu mande prendê-lo. E contaram ao rei: — Eis que ele está em Dotã. 14 Então o rei enviou para lá cavalos, carros de guerra e um grande exército. Eles chegaram de noite e cercaram a cidade. 15 O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo e, ao sair, eis que tropas, cavalos e carros de guerra haviam cercado a cidade. Então o moço disse a Eliseu: — Ai, meu senhor! Que faremos? 16 Ele respondeu: — Não tenha medo, porque são mais os que estão conosco do que os que estão com eles. 17 E Eliseu orou e disse: — Senhor, peço-te que abras os olhos dele para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, ao redor de Eliseu.
Neemias 9:6 (NAA)2: Só tu és o Senhor! Fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo o que nela há, os mares e tudo o que há neles. Tu conservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora.
Isaías 37:16 (NAA)2: Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, somente tu és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Embora a expressão “príncipe do exército do Senhor” (Js 5:14, NAA) ou “comandante do exército do Senhor” (NVI) ocorra somente nessa passagem do AT, a combinação dos termos “príncipe” e “exército” sempre se refere a um líder militar. Nas Escrituras, a palavra “exército” pode se referir a tropas militares, aos anjos ou aos corpos celestes.
O Cristo pré-encarnado apareceu a Josué não apenas como um aliado, não somente como o verdadeiro Comandante do exército de Israel, mas como o Comandante do exército invisível, mas real, de anjos que estão envolvidos em um conflito muito maior do que o de Josué com os cananeus. A resposta de Josué indica claramente sua compreensão da identidade do Príncipe do exército. Ele é igual a Deus, e, por isso, Josué se prostrou diante Dele como sinal de profundo respeito e adoração (Js 5:14; ver Gn 17:3; 2Sm 9:6; 2Cr 20:18). Josué estava pronto para receber a estratégia de batalha para uma campanha militar que era parte integrante de um conflito muito maior no qual o próprio Senhor dos Exércitos estava envolvido.
Que conforto podemos e devemos obter sabendo que o “Príncipe do exército do Senhor” está trabalhando em defesa de Seu povo?
Domingo, 19 de outubro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_____________________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Lições de fé do livro de Josué. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 522, out. nov. dez. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.