Próspero e bem-sucedido
Lições da Bíblia1:
7. Leia Josué 1:7-9; Gênesis 24:40; Isaías 53:10 e Salmo 1:1-3. Com base nesses textos, o que significa prosperar e ser bem-sucedido?
Josué 1:7-9 (NAA)2: 7 Tão somente seja forte e muito corajoso para que você tenha o cuidado de fazer segundo toda a Lei que o meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que seja bem-sucedido por onde quer que você andar. 8 Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido. 9 Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.
Gênesis 24:40 (NAA)2: Ele me disse: “O Senhor, em cuja presença eu ando, enviará o seu Anjo com você e levará a bom termo a sua jornada, para que, da minha família e da casa de meu pai, você traga uma esposa para o meu filho.
Isaías 53:10 (NAA)2: Todavia, ao Senhor agradou esmagá-lo, fazendo-o sofrer. Quando ele der a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
Salmo 1:1-3 (NAA)2: 1 Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.
O termo hebraico tsalakh, “próspero” (ver Js 1:8), significa realizar de maneira satisfatória aquilo que foi planejado ou viver um estado de circunstâncias favoráveis.
O termo sakal, “bem-sucedido” (Js 1:8), também pode significar “ser prudente” ou “agir sabiamente”. Ocorre frequentemente em Jó, Provérbios e Salmos, onde a noção de sucesso está intimamente ligada a agir com sabedoria, temendo a Deus e obedecendo à Sua Palavra.
Nessa percepção, o sucesso não é necessariamente definido como ter prosperidade material, embora não a exclua. O verdadeiro sucesso é viver em harmonia com os valores e princípios espirituais que estão na base do mundo criado por Deus e que são expressos em Sua lei.
De fato, confiar nas promessas de Deus, especialmente na salvação pela fé somente, e obedecer à Sua lei não se opõem um ao outro. Representam dois aspectos da vida cristã.
8. Leia Romanos 3:31. O que esse texto diz sobre a relação entre lei e fé?
Romanos 3:31 (NAA)2: Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.
Pensar que a fé na morte expiatória e sacrifical de Jesus em nosso favor se opõe à obediência à lei de Deus é uma ideia falsa e perigosa. Lei e graça sempre andam juntas. Apenas uma compreensão superficial do papel da lei pode levar à conclusão de que lei e graça são opostas.
Os escritores do AT tinham grande respeito pela lei e a consideravam uma fonte de prazer (Sl 1:2; 119:70, 77, 174). Quando entendemos e utilizamos a lei corretamente, temos uma compreensão mais profunda de nossa própria pecaminosidade (Rm 7:7) e necessidade da justiça de Cristo (Gl 3:24).
Mesmo observando a lei de Deus pela graça, como sua experiência mostra a necessidade da justiça de Cristo que nos cobre?
Quinta-feira, 02 de outubro de 2025. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
_______________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Lições de fé do livro de Josué. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 522, out. nov. dez. 2025. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.