A mente de Cristo

 Lições da Bíblia1:

O lutador Muhammad Ali certa vez declarou: “Eu sou o maior.” Em agosto de 1963, seis meses antes de conquistar o título mundial de boxe peso-pesado, o lutador Muhammad Ali lançou um álbum chamado I Am the Greatest (“Eu sou o maior”). Sem dúvida, Ali foi um atleta bastante talentoso, mas sua atitude não deve ser imitada pelos que desejam ter a mente de Cristo.

Jesus, por outro lado, viveu absolutamente sem pecado. “Tentado em todas as coisas, à nossa semelhança” (Hb 4:15), Ele nunca pecou, nem mesmo em pensamento. “Embora fosse Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5:8). A submissão de Jesus à vontade do Pai foi sempre perfeita. Não houve um momento sequer em que Ele Se recusasse a Se submeter, embora, sem dúvida, isso muitas vezes não tenha sido fácil.

4. Leia Filipenses 2:5-8, considerado um dos textos mais poderosos e belos das Escrituras. O que Paulo nos ensina nesse texto? Quais são as implicações dessas palavras? E, mais importante, como podemos viver, na prática, o ensino que ele nos apresenta?

Filipenses 2:5-8 (NAA)2: 5 Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, 6 que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. 7 Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, 8 ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Jesus, que é Deus igual ao Pai, não apenas assumiu a natureza humana, mas Se tornou “Servo” (Fp 2:7; doulos [“servo”, “escravo”]) e Se ofereceu como sacrifício pelos nossos pecados! Paulo declarou que Ele Se fez “maldição em nosso lugar” (Gl 3:13). Jesus, o Filho de Deus, morreu na cruz para ser também o nosso Redentor, o que exigiu que Ele Se tornasse maldição por nós.

Como compreender o significado dessa oferta? E, mais importante, como viver o que esses textos nos ensinam: ter a mesma disposição de nos humilharmos e sacrificarmos pelo bem dos outros?

Jesus afirmou: “O maior entre vocês será o servo de vocês. Quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23:11, 12). Essa mensagem reflete, em muitos aspectos, a instrução de Paulo (Fp 2:5-8). De forma ainda mais contundente, Paulo reforçou o que já havia dito: não agir com “interesse pessoal ou vaidade” (Fp 2:3).

Qual deve ser nossa resposta ao que Cristo fez? Qual reação seria adequada ou digna do que Cristo realizou, além de cair de joelhos em adoração? Por que é equivocado pensar que nossas obras acrescentam, para a salvação, algo ao que Cristo já fez por nós?

Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um anjo atrasado

Regras de engajamento

Amor e justiça