Brilhando como estrelas na noite - Estudo adicional
Lições da Bíblia1
“Mais perto de Cristo estará aquele que, na Terra, mais profundamente viveu Seu abnegado amor – […] (1Co 13:4, 5) –, amor que leva o discípulo, como ocorreu com o Senhor, a dar tudo, a viver, trabalhar e sacrificar-se, até a própria morte, pela salvação da humanidade. Essa disposição foi manifestada na vida de Paulo. Ele declarou: ‘Para mim, o viver é Cristo’, pois sua vida revelava Cristo aos seres humanos; ‘e o morrer é lucro’ – lucro para Cristo; a própria morte mostraria o poder de Sua graça e atrairia as pessoas para Ele” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações [CPB, 2021], p. 436).
“Não está longe o tempo em que a prova envolverá a todos. A marca da besta nos será imposta. Os que, passo a passo, cederam às exigências do mundo e se sujeitaram a costumes mundanos não acharão difícil submeter-se aos poderes dominantes, de preferência a expor-se a escárnio, insultos e ameaças de prisão e morte. […]
“Quando multidões de falsos irmãos forem distinguidas dos verdadeiros, então os anônimos se revelarão e com hosanas se alinharão sob a bandeira de Cristo. Aqueles que têm sido tímidos e receosos se declararão abertamente por Cristo e Sua verdade. Os mais fracos e hesitantes na igreja serão como Davi, dispostos a fazer e ousar. Quanto mais profunda a noite para o povo de Deus, mais brilhantes as estrelas. Satanás atormentará intensamente os fiéis, mas em nome de Jesus eles se tornarão mais que vencedores” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja [CPB, 2021], v. 5, p. 69, 70).
Perguntas para consideração
1. Pense naqueles que “cederam às exigências do mundo e se sujeitaram a costumes mundanos”. Quais atitudes ou comportamentos isso inclui? Essa advertência pode se aplicar tanto a indivíduos quanto à igreja como um todo?
2. Leia 1 Samuel 2:30 [Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, diz: “Na verdade, eu prometi que a sua casa e a casa de seu pai andariam diante de mim para sempre. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aqueles que me honram, porém desprezarei os que me desprezam]2. De que maneira podemos honrar a Deus? Isso é o mesmo que dar “glória a Ele” (Ap 14:7 [dizendo com voz forte: — Temam a Deus e deem glória a ele, pois é chegada a hora em que ele vai julgar. E adorem aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas.]2)?
3. Como entender o conceito de desenvolver a própria salvação sem cair no legalismo?
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
________________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.