Desenvolvendo o que Deus efetua em nós

 Lições da Bíblia1

Após apresentar Jesus como o exemplo perfeito de humildade e obediência à vontade de Deus, Paulo direcionou sua atenção aos filipenses. Ele reconheceu a obediência que tinham ao Senhor desde que haviam aceitado a mensagem do evangelho (At 16:13-15, 32, 33) e os incentivou a continuar firmes nessa obediência.

Depois de destacar a cruz como o caminho para a salvação e a vida de Cristo como nosso exemplo, Paulo apresentou de maneira prática como viver esses princípios.

1. Leia Filipenses 2:12, 13. O que Paulo quis dizer com esta frase: “Desenvolvam a sua salvação”? Como você descreveria a relação entre fé e obras?

Filipenses 2:12, 13 (NAA):12Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor13porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizarsegundo a sua boa vontade.

Paulo não apresentou um evangelho diferente do que ele expôs em Romanos e em outras cartas. Sua mensagem está em harmonia com o evangelho da justificação pela fé, que ele pregou em Filipos e em outros lugares. Contudo, é fundamental considerar tudo o que a Bíblia ensina sobre determinado tema, especialmente sobre a salvação, que muitas vezes pode ser mal compreendida.

2. Leia Romanos 3:23, 24; 5:8; Efésios 2:8-10. O que Paulo ensina sobre a salvação?

Romanos 3:23, 24 (NAA)223pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamentepor sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

Romanos 5:8 (NAA)2Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.

Efésios 2:8-10 (NAA)28Porque pela graça vocês são salvosmediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus9não de obras, para que ninguém se glorie10Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

A salvação, sem dúvida, é obra de Deus, e não temos nenhum crédito por ela. Até mesmo a fé é um dom, que recebemos pela atuação do Espírito Santo. Embora nossas obras não possam nos salvar, Deus, por meio do novo nascimento, nos concede nova vida espiritual, capacitando-nos a realizar boas obras. O Espírito de Deus opera em nós, habilitando nossa vontade para escolher o que é certo, resistir à tentação e tomar decisões corretas.

É dessa maneira que desenvolvemos aquilo que Deus efetua em nosso interior, “com temor e tremor” (Fp 2:12). Isso não significa que devemos temer o julgamento de Deus sobre nossos esforços muitas vezes imperfeitos para obedecê-Lo. “Temor e tremor” se refere à reverência que devemos ter diante da presença de Deus (veja Sl 2:11 [Sirvam o Senhor com temor e alegrem-se nele com tremor.]) e à consciência de nossa necessidade de viver em obediência a Ele.

Você já percebeu Cristo agindo em sua vida? Ao mesmo tempo, a natureza pecaminosa resiste ao que Deus realiza em nós? O que fazer para vencer essa tendência?

Domingo, 25 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico

________________

1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.

2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor e justiça

Um anjo atrasado

Regras de engajamento