O mistério da piedade
Lições da Bíblia1:
Um verso bastante conhecido da Bíblia diz: “Se alguém julga conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria conhecer” (1Co 8:2). Ninguém sabe tudo sobre determinado assunto. Isso é ainda mais verdadeiro em relação às verdades da Divindade e da encarnação de Cristo! Paulo destacou a extraordinária humilhação de Jesus ao Se tornar humano, um tema que nem mesmo na eternidade compreenderemos totalmente.
5. Como foi a humilhação de Jesus ao assumir a natureza humana? Rm 8:3; Hb 2:14-18; 4:15
Rm 8:3 (NAA)2: Porque aquilo que a lei não podia fazer, por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez, enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado. E assim Deus condenou o pecado na carne,
Hb 2:14-18 (NAA)2: 14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Jesus, igualmente, participou dessas coisas, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, 15 e livrasse todos os que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. 16 Pois ele, evidentemente, não socorre anjos, mas socorre a descendência de Abraão. 17 Por isso mesmo, era necessário que, em todas as coisas, ele se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. 18 Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, quando foi tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.
Hb 4:15 (NAA)2: Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Como foi possível para o eterno Filho de Deus, pela atuação do Espírito Santo (Lc 1:35), tornar-Se um Ser divino-humano no ventre de Maria? É algo que desafia nossa compreensão: Como o infinito e eterno poderia subitamente tornar-Se um ser humano finito, sujeito à morte? Esse é o centro do que Paulo descreveu como o “mistério da piedade” (1Tm 3:16).
No belíssimo hino de Filipenses 2:6-11, Paulo explorou essa humilhação de forma mais detalhada do que em qualquer outro texto das Escrituras:
1. “Existindo na forma de Deus” (Fp 2:6) – A palavra morph? (“forma”) indica Sua natureza divina, mostrando que Jesus era igual ao Pai (compare com Jo 1:1).
2. “Ele Se esvaziou” (Fp 2:7) – O mistério de que Jesus deixou de lado Suas prerrogativas divinas, para Se tornar verdadeiramente humano e ser tentado como nós, é espantoso.
3. “Ele Se humilhou” (Fp 2:8) – Ao assumir a natureza humana, Jesus passou de uma posição de supremacia universal para a de total servidão, contrastando completamente com o desejo de Lúcifer.
4. “Até a morte, e morte de cruz” (Fp 2:8) – Não havia forma mais humilhante de morrer do que a escolhida por Jesus, planejada em conjunto com o Pai no “conselho de paz” (Zc 6:13, ARC). Esse ato foi prefigurado por Moisés ao levantar a serpente no deserto (Nm 21:9; Jo 3:14). E, assim, na cruz, “Aquele que não conheceu pecado, Deus O fez pecado por nós, para que, Nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co 5:21).
Como refletir sobre o que Jesus fez por nós na cruz – vendo a cruz como exemplo de entrega e humildade – deve nos tornar mais humildes e submissos a Deus?
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
________________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.