Alegrando-se no Senhor
Lições da Bíblia1
1. Leia Filipenses 3:1-3. Que aspectos positivos e negativos Paulo destaca nesse texto e como eles se relacionam? De que forma ele descreve os crentes?
Filipenses 3:1-3 (NAA)2: 1 Quanto ao mais, meus irmãos, alegrem-se no Senhor. Escrever de novo as mesmas coisas não é um problema para mim e é segurança para vocês. 2 Cuidado com os cães! Cuidado com os maus obreiros! Cuidado com a falsa circuncisão! 3 Porque nós é que somos a circuncisão, nós, que adoramos a Deus no Espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus, em vez de confiarmos na carne.
Paulo começou com um tom bastante positivo, quase dando a impressão de que estava encerrando sua carta. No entanto, ele ainda tinha mais a dizer. Ele retomou um dos temas centrais da epístola: alegrar-se no Senhor. Nesse trecho, ele apresentou várias razões para isso, sendo a principal a confiança em Cristo, e não em nós mesmos: “Nós […] nos gloriamos em Cristo Jesus, em vez de confiarmos na carne” (Fp 3:3). Será que nós, de alguma forma, já aprendemos a importância de não confiar na carne?
A advertência enfática de Paulo – “Cuidado […]!” (Fp 3:3) – é repetida três vezes, algo único nas Escrituras. Parece que os filipenses entendiam bem a ameaça à qual Paulo estava se referindo. Em vez de tratar de três problemas distintos, essa advertência parece se direcionar a um grupo de falsos mestres descritos de três maneiras diferentes.
No contexto de Israel, pessoas perversas ou não religiosas eram diversas vezes chamadas de “cães” (Fp 3:2; compare com Sl 22:16; Is 56:10; Mt 7:6; 2Pe 2:21, 22). Esses falsos mestres também foram descritos como “maus obreiros”. Além disso, Paulo os acusou de “falsa circuncisão” (Fp 3:2; literalmente, “mutilação”), indicando que, como na Galácia e em outras regiões, eles tentavam impor a circuncisão aos cristãos gentios, contrariando a decisão do Concílio Apostólico (ver At 15).
Curiosamente, uma solução para os desafios espirituais, incluindo o combate às falsas doutrinas, parece ser “Alegrem-se no Senhor” (Fp 3:1; compare com Fp 4:4 [Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!]2).
Tudo aquilo que nos traz alegria também gera felicidade. A Palavra de Deus é como um manual de instruções que nos orienta a encontrar a felicidade genuína e a alegria duradoura. Alguns elementos que promovem essa alegria incluem: receber a misericórdia de Deus (Sl 31:7); confiar Nele (Sl 5:11); experimentar as bênçãos da salvação (Sl 9:14); adotar a lei de Deus como estilo de vida (Sl 119:14), incluindo o sábado (Is 58:13, 14); acreditar na Palavra de Deus (Sl 119:162); e criar filhos que sigam os caminhos de Deus (Pv 23:24, 25).
A vida pode ser desafiadora para todos nós, até mesmo quando tudo parece estar indo bem. Mas, se as coisas não estão bem no momento, em quem você pode e deve encontrar alegria? O que está impedindo você de fazer isso?
Domingo, 01 de fevereiro de 2026. Saiba mais, faça gratuitamente um Curso Bíblico.
________________
1 LIÇÃO da Escola Sabatina. Cristo em Filipenses e Colossenses. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 523, jan. fev. mar. 2026. Adulto, Professor.
2 BÍBLIA Sagrada. Traduzida por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. Edição Revista e Atualizada no Brasil, 3. ed. (Nova Almeida Atualizada). Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.