Justiça. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6).

Lições da Bíblia

Entendemos justiça de duas formas. Primeiramente, existe a justiça imputada de Cristo, que é o que Jesus fez para nós, a justiça que nos cobre e que é nosso título para o Céu. Em seguida, existe a justiça comunicada de Cristo, que é o que Ele faz em nós, por meio do Espírito Santo, para nos moldar à Sua imagem. Assim entendida, a justiça tem dois componentes inseparáveis, embora todas realmente sejam uma justiça – a justiça de Cristo, sem a qual não teríamos esperança de salvação.”

1. Justiça imputada

“Era possível a Adão, antes da queda, formar um caráter justo pela obediência à lei de Deus. Mas deixou de o fazer e, devido ao seu pecado, nossa natureza se acha decaída, e não podemos tornar-nos justos. Visto como somos pecaminosos, profanos, não podemos obedecer perfeitamente a uma lei santa. Não possuímos justiça em nós mesmos com a qual pudéssemos satisfazer às exigências da lei de Deus. Mas Cristo nos proveu um meio de escape. Viveu na Terra em meio de provas e tentações como as que nos sobrevêm a nós. Viveu uma vida sem pecado. Morreu por nós, e agora Se oferece para nos tirar os pecados e dar-nos Sua justiça.” (WHITE, E. G. Caminho a Cristo, p. 62).

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. (Rom. 3:28). [...] a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rom. 8:4)

2. Justiça comunicada

Se vos entregardes a Ele (Cristo) e O aceitardes como vosso Salvador, sereis então, por pecaminosa que tenha sido vossa vida, considerados justos por Sua causa. O caráter de Cristo substituirá o vosso caráter, e sereis aceitos diante de Deus exatamente como se não houvésseis pecado.” (WHITE, E. G. Caminho a Cristo, p. 62).

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos. (Rom. 5:19)

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, (1 João 5:1-3)

Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. (1 João 2:3-6)

Ênfases acrescentadas.

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Sábado, 6 de março de 2010.
Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos