Judeus e gentios juntos “Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; [...]” (Rm 2:1).

Lições da Bíblia

Embora os judeus tenham recebido muito conhecimento da parte de Deus, não possuíam, em sua natureza, nenhuma vantagem em relação aos gentios. Todos pecaram e são carentes da graça divina. Tanto judeus como gentios são iguais perante Deus.

“Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. Bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade contra os que praticam tais coisas. Tu, ó homem, que condenas os que praticam tais coisas e fazes as mesmas, pensas que te livrarás do juízo de Deus?” (Rm 2:1-3).

“Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.” (2:17-24).

“Paulo [...] adverte seus compatriotas a não ser rápidos para julgar os gentios, pois eles, os judeus – mesmo como povo escolhido – eram pecadores, em alguns casos ainda mais culpados que os pagãos que se apressavam em condenar porque, como judeus, haviam recebido mais luz que os gentios.”

“A lição de Paulo em tudo isso é que nenhum de nós é justo, nenhum de nós atende ao padrão divino, nenhum de nós é bom nem santo de nascença. Judeus ou gentios, homens ou mulheres, ricos ou pobres, tementes a Deus ou incrédulos, todos somos condenados e, se não fosse a graça de Deus, revelada no evangelho, não haveria esperança nenhuma para nós.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Quarta-feira, 14 de julho de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos