“Que devo fazer para ser salvo?”

Lições da Bíblia

Um dos problemas enfrentados pela igreja cristã primitiva foi o ensino de heresias, entre elas as introduzidas por cristãos judeus, “alguns da seita dos fariseus” (At. 15:5), que ensinavam: “[...] Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.” (At. 15:1). Essas afirmações causaram perturbações entre os conversos gentios, quando insistiam com eles “[...] que as leis e cerimônias judaicas deviam ser incorporadas aos ritos da religião cristã. Demoraram a discernir que todas as ofertas sacrificais nada mais prefiguravam que a morte do Filho de Deus, na qual o tipo encontrou o antítipo, e que, depois disso, os ritos e cerimônias da dispensação mosaica não mais eram obrigatórios.”.

Para resolver o problema Paulo e Barnabé se dirigiram Jerusalém e “[...] reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. Havendo grande debate, [...]” (At. 15:6-7). Concluíram que deveriam enviar, aos cristão gentios, a seguinte mensagem “[...] pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais: que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.” (At. 15:28-29).

“Embora buscando de Deus a guia direta, [Paulo] estava sempre pronto a reconhecer a autoridade contida no corpo de crentes unidos em comunhão da igreja. Sentia a necessidade de aconselhar-se; e quando surgiam assuntos de importância, alegrava-se em poder apresentá-los perante a igreja, e em unir-se com os irmãos para buscar de Deus sabedoria para fazer decisões acertadas” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 200).

“É unicamente o poder da cruz que pode separar o homem da poderosa confederação do pecado. Cristo Se deu para salvação do pecador. Aqueles cujos pecados são perdoados, que amam a Jesus, se unirão a Ele. Levarão o jugo de Cristo. Este jugo não os embaraçará, não tornará sua vida religiosa de insatisfeita labuta. Não; o jugo de Cristo deve ser o próprio meio pelo qual a vida cristã se há de tornar uma existência agradável e alegre. O cristão deve regozijar-se na contemplação daquilo que o Senhor fez ao dar Seu Filho unigênito a fim de morrer pelo mundo, ‘para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna’. João 3:16.” (Ellen G. White, Mensagens aos jovens, p. 138).

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Terça-feira, 06 de julho de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos