A preocupação de Paulo. “Vocês serão para Mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. [...]” (Êx 19:6).

Lições da Bíblia.

“Deus precisava de um povo missionário para evangelizar o mundo mergulhado no paganismo, escuridão e idolatria. Ele escolheu os israelitas e Se revelou a eles. Planejou que eles se tornassem uma nação modelo e, assim, atraíssem outras nações para o verdadeiro Deus.”

É importante salientar que em “[...] Romanos 9 não está lidando com a salvação pessoal daqueles que Ele chama, mas com Seu chamado para fazer um trabalho específico [...],” difundir o amor de Deus.

“Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência: tenho grande tristeza e incessante dor no coração; porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne. São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém! E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas; nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho. E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço.” (Rom. 9:1-12).

“Paulo estava construindo uma linha de argumento mostrando que a promessa feita a Israel não falhara completamente. Havia um remanescente por meio de quem Deus ainda procurava trabalhar. A fim de demonstrar a validade da ideia do remanescente, Paulo volta à história israelita. Ele mostra que Deus sempre foi seletivo: (1) Deus não escolheu toda a semente de Abraão para ser Sua aliança, só a linhagem de Isaque. (2) Ele não escolheu todos os descendentes de Isaque, mas só os de Jacó. Também é importante ver que a herança, ou linhagem, não garante a salvação. Você pode provir do sangue certo, da família certa, até da igreja certa, e ainda estar perdido; ainda estar fora das promessas. É a fé, fé que opera por amor, que revela os que são “filhos da promessa” (Rm 9:8).

“Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.” (Rom. 9:8)

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Domingo, 28 de agosto de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote