Da vitória à “idade das trevas”

Lições da Bíblia.

“Depois dos poderosos atos de Deus durante o Êxodo e a jornada no deserto, o povo de Israel havia chegado pela segunda vez à fronteira da Terra Prometida. Sob seu novo líder, Josué, o povo estava a ponto de cruzar em seco o Jordão (Js 3:16, 17), um milagre que reproduziu a travessia do Mar Vermelho durante o tempo do Êxodo (Êx 14).”

“A travessia do Jordão tinha um propósito - "Então, disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do SENHOR, vosso Deus. Disse mais Josué: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo lançará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. Eis que a arca da Aliança do Senhor de toda a terra passa o Jordão diante de vós. Tomai, pois, agora, doze homens das tribos de Israel, um de cada tribo; porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão. Tendo partido o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levando os sacerdotes a arca da Aliança diante do povo; e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega), pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que fica ao lado de Sartã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó. Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do SENHOR pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão.” (Jos. 3:9-17).

“Canaã não foi tomada por Israel devido ao gênio militar de Josué nem dos esforços valorosos de Israel. A vitória sobre os habitantes das cidades-estados cananeias só foi alcançada pela intervenção poderosa de Deus. Quando Israel foi obediente, Deus lhe deu a vitória; porém, quando os israelitas confiaram nas próprias forças, eles falharam desesperadamente. Depois da morte de Josué e dos anciãos, algumas partes da Terra Prometida ainda eram dominadas pelos cananeus (Jz 1:27, 28). Parece que, com a diminuição da visão dos israelitas, também diminuiu sua fé. [...] Muitos estudiosos chamam os séculos seguintes de a ‘idade das trevas” de Israel.’”

No tempo dos juízes, "[...] não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto." (Juí. 17:6).

“Israel perdeu a perspectiva como nação; o tribalismo assumiu o comando. Ao longo do livro de Juízes, os vários clãs e tribos estavam prontos e dispostos a combater entre si. As práticas religiosas eram misturadas conforme a conveniência pessoal, e muitas crenças das culturas circundantes foram adotadas. De acordo com o autor do livro de Juízes, esse foi o resultado dos casamentos mistos com os cananeus que ainda viviam na terra (Jz 3:3-7). Como consequência desse declínio espiritual, Israel entrou em um ciclo de dominação pelas forças estrangeiras, libertação, idolatria e, novamente, dominação.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – terça-feira, 28 de setembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onde está Deus?

Guerra no Céu

Nosso Sumo Sacerdote