Tropeçando. “[...] Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. Por quê? Porque não decorreu da fé” (Rm 9:31-32).

Lições da Bíblia.

“Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé; e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei. Por quê? Porque não decorreu da fé” (Rm 9:30-32).

“Em palavras que não podem ser mal-interpretadas, Paulo explicou a seus compatriotas por que eles estavam perdendo algo que Deus desejava que eles tivessem e, mais que isso, em algo que eles realmente estavam procurando, mas não alcançavam.”

“Curiosamente, os gentios a quem Deus havia aceitado não haviam se esforçado para obter essa aceitação. Estavam buscando seus próprios interesses e objetivos quando a mensagem do evangelho veio até eles. Percebendo seu valor, eles a aceitaram. Deus os declarou justos porque aceitaram Jesus Cristo como seu substituto. Era uma transação de fé.”

“O problema com os israelitas era que eles tropeçavam na pedra de tropeço (‘como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.’ Rom. 9:33). Alguns, não todos (‘Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.’ Atos 2:41), se recusaram a aceitar Jesus de Nazaré como o Messias a quem Deus enviara. Ele não preenchia suas expectativas sobre o Messias; consequentemente, quando Ele veio, eles Lhe viraram as costas.”

“Antes de terminar esse capítulo, Paulo cita outro texto do Antigo Testamento: ‘Como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido’ (Rm 9:33). Nesta passagem, Paulo mostra, novamente, quão importante é a fé verdadeira no plano de salvação (‘Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.’ 1 Ped. 2:6-8). Rocha de ofensa? E quem nela crê não será confundido? Sim, para muitos, Jesus é uma pedra no caminho, mas para os que O conhecem e O amam, Ele é outro tipo de pedra, ‘a rocha da minha salvação’ (Sl 89:26).”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – Quinta-feira, 02 de setembro de 2011. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress, Livejournal.

Para impressão acesse arquivo em formato PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos