Tempo de falar.

Lições da Bíblia.

“Em um vale entre montanhas, Abigail se encontrou com as forças de Davi. Ela se curvou diante dele e o tratou como se já fosse rei.”

“Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o rosto diante de Davi, inclinando-se até à terra. Lançou-se-lhe aos pés e disse: Ah! Senhor meu, caia a culpa sobre mim; permite falar a tua serva contigo e ouve as palavras da tua serva. Não se importe o meu senhor com este homem de Belial, a saber, com Nabal; porque o que significa o seu nome ele é. Nabal é o seu nome, e a loucura está com ele; eu, porém, tua serva, não vi os moços de meu senhor, que enviaste. Agora, pois, meu senhor, tão certo como vive o SENHOR e a tua alma, foste pelo SENHOR impedido de derramar sangue e de vingar-te por tuas próprias mãos. Como Nabal, sejam os teus inimigos e os que procuram fazer mal ao meu senhor. Este é o presente que trouxe a tua serva a meu senhor; seja ele dado aos moços que seguem ao meu senhor. Perdoa a transgressão da tua serva; pois, de fato, o SENHOR te fará casa firme, porque pelejas as batalhas do SENHOR, e não se ache mal em ti por todos os teus dias. Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o SENHOR, teu Deus; porém a vida de teus inimigos, este a arrojará como se a atirasse da cavidade de uma funda. E há de ser que, usando o SENHOR contigo segundo todo o bem que tem dito a teu respeito e te houver estabelecido príncipe sobre Israel, então, meu senhor, não te será por tropeço, nem por pesar ao coração o sangue que, sem causa, vieres a derramar e o te haveres vingado com as tuas próprias mãos; quando o SENHOR te houver feito o bem, lembrar-te-ás da tua serva.” (1 Sam. 25:23-31)

Em contraste, a reposta de Abigail, anteriormente havia Nabal respondido aos moços de Davi: “[...] Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos são, hoje em dia, os servos que fogem ao seu senhor. Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores e o daria a homens que eu não sei donde vêm?” (1 Sam. 25:10-11).

“Abigail se dirigiu a Davi como “meu senhor”. Talvez isso já servisse como lembrete a Davi de que ele deveria se comportar de maneira adequada a um rei ungido de Deus e não como chefe de um bando de saqueadores. Abigail foi capaz de promover nobreza em Davi porque não havia perdido o senso de valor próprio. Foi isso que a capacitou a ver o melhor em Davi e encorajar nele um comportamento piedoso.”

“A intercessão é marcada por um denominador comum: aquele que intercede deve se identificar muito de perto com aquele por quem está intercedendo, quer o intercessor obtenha proveito na transação, quer não. A pessoa deve estar disposta a pôr de lado seus próprios interesses egoístas e pedir o que for melhor para a outra pessoa. Abigail poderia ter visto essa ameaça à vida de Nabal como um meio de se livrar de seu marido e recuperar a liberdade. Em vez disso, ela escolheu se identificar com ele e implorar por sua vida indigna.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – terça-feira, 26 de outubro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos