O destino de Abiatar.

Lições da Bíblia.

“Depois da morte de Davi e a ascensão de Salomão ao trono, certos assuntos precisavam ser resolvidos. Depois que Adonias foi morto (1Rs 2:13-25), ainda havia a questão do sacerdote Abiatar, que tinha servido tão fielmente ao pai de Salomão. O que deveria ser feito com ele por haver participado da insurreição contra Salomão?”

“E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para teus campos, porque és homem digno de morte; porém não te matarei hoje, porquanto levaste a arca do SENHOR Deus diante de Davi, meu pai, e porque te afligiste com todas as aflições de meu pai. Expulsou, pois, Salomão a Abiatar, para que não mais fosse sacerdote do SENHOR, cumprindo, assim, a palavra que o SENHOR dissera sobre a casa de Eli, em Siló.” (1 Reis 2:26-27).

“Uma leitura superficial do verso pode dar a impressão de que Abiatar foi despedido por causa de uma profecia feita a Eli cem anos antes (1Sm 2:30-36). Mas realmente o que temos é uma demonstração de que Deus conhece nossas escolhas futuras. Deus sabe que escolhas livres faremos, nós e nossos descendentes, e então, pode profetizar o futuro. Deus sabia que, assim como os filhos de Eli se haviam desqualificado do ofício sacerdotal por seu comportamento, seu descendente, Abiatar, também se desqualificaria do ofício sacerdotal por se recusar a aceitar as escolhas de Deus.”

Podemos comparar essa história com a de Judas. “Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. E, desse momento em diante, buscava ele uma boa ocasião para o entregar.” (Mat. 26:14-16). “Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos. E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá. O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido! Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.” (Mat. 26:20-25).

O fato de que Jesus sabia desde o princípio que Judas o trairia não O levou a afastá-lo. Judas foi incluído no círculo íntimo dos Doze. Ele experimentou em primeira mão o poder de Deus. Mas, como Abiatar, Judas não estava preparado para aceitar a vontade de Deus. Parece que, à semelhança de Abiatar, ele também tinha algumas ideias sobre a monarquia e de como os assuntos de poder e controle deviam ser manejados. Judas queria ver Jesus coroado rei de um reino terrestre. Frustrado, ele se voltou para os líderes tradicionais, os escribas e fariseus, e traiu seu verdadeiro Rei.”

A presciência não se traduz automaticamente em predestinação divina. As pessoas têm escolhas, como fizeram Judas e Abiatar. A presciência de Deus a respeito dessas escolhas não limita nossa liberdade de fazê-las.”

Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – quinta-feira, 11 de novembro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico.

Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos