Geazi: errando o alvo.
Lições da Bíblia.
“Sigam somente o Senhor, o seu Deus, e tema a Ele somente. Cumpram os Seus mandamentos e obedeçam-lhe; sirvam-nO e apeguem-se a Ele” (Deuteronômio 13:4).
“Deus nos chama para ser servos guiados não pelas seduções terrenas mas pelo compromisso espiritual com Deus e com os outros.”
“Geazi, servo de Eliseu, tivera oportunidade, durante anos, para desenvolver o espírito de abnegação que caracterizava a vida de labores de seu mestre. Fora seu privilégio tornar-se um nobre porta-bandeira no exército do Senhor. Os melhores dons do Céu por muito tempo haviam estado ao seu alcance; contudo, voltando-lhes as costas, ao contrário cobiçara o brilho falso das riquezas mundanas. E agora os ocultos anseios do seu espírito avaro levaram-no a render-se a uma dominante tentação. ‘Eis’, raciocinou consigo, ‘que meu senhor impediu a este sírio Naamã que da sua mão se desse alguma coisa do que trazia; porém... hei de correr atrás dele, etomar dele alguma coisa’. E assim em segredo ‘foi Geazi em alcance de Naamã’.
‘E Naamã, vendo que corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? E ele disse: Tudo vai bem’. Então Geazi proferiu uma deliberada mentira. ‘Meu senhor’, disse ele, ‘me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de vestidos’. Naamã alegremente concordou com esta solicitação, empenhando-se com Geazi para que levasse dois talentos de prata em vez de um, ‘com duas mudas de vestidos’, e ordenou a seus servos para que levassem o tesouro.
Ao aproximar-se Geazi da casa de Eliseu, despediu os servos, e escondeu a prata e os vestidos. Isto feito, ‘entrou, e pôs-se diante de seu senhor’; e, para abrigar-se de censura, proferiu segunda mentira. Em resposta à indagação do profeta: ‘Donde vens, Geazi?’ ele respondeu: ‘Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte’.
Então veio a severa denúncia, mostrando que Eliseu sabia de tudo. ‘Porventura não foi contigo o meu coração’, disse ele, ‘quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isto ocasião para tomares prata, e para tomares vestidos, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois e servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como neve’. II Reis 5:20-27.” (Ellen G. White, Profetas e reis, p. 250-251).
Saiba mais, estude a Lição da Escola Sabatina – sábado 11 de dezembro de 2010. Escolha o formato para o estudo: Texto, Comentário em áudio ou se preferir faça um Curso Bíblico. Este conteúdo é publicado simultaneamente em: Blogspot, WordPress. Para impressão acesse arquivo em PDF
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.